.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

Seguir por Email

sábado, 8 de outubro de 2011

Elmentos usados em Ebós e Oferendas - parte II

Adalù; (Milho verde ou vermelho cozido, misturado com um pouco de Egbo e três tipos de Feijões cozidos, temperado com sal a gosto. Ofertado à Ògun/Logun-Ode/Oshoosi). Utilizada em Etutu desse Orisa, a fim de aliviar problemas agressivos e bloquear a pobreza em evidência.


Amulayé: Inhame moído cru com Sal misturado com Epo depois envolto em folhas de bananeira e cozido no vapor. Ofertado á Logun-Ode.

Amupá: Inhame moído cru com Sal, envolto em folhas de bananeira cozido no vapor. Depois de cozidos os bolos devêm ser abertos para salpicar pó de Osun e tornar envolvê-los na folha entes de Ofertar Obaluwaiye.

Omolokun; (Feijão fradinho bem cozido temperado com sal a gosto, pó de peixe bagre defumado, bastante Epo e enfeitado com 7 Ovos cozidos besuntados com Epo). Ofertado à Òshún somente para extrair doenças de crianças, ou à Eshù para extrair doença de adultos. Utilizada no Etutu desses Orisas.

Egbo (Canjica branca cozida temperada com pó de efun, um ovo no centro banhado com 7 gotas de Epo, depois coberta com bastante Owù (algodão) e ofertada simultaneamente à Obatala e Iyami). Utilizada no Etutu desses Orisas.

Egiripá; (Canjica vermelha cozida temperada com bastante Epo, pó de Osun, Osunelede, pó de Eja-kika e adornado com Ovos cru). Adimu ofertado a todas as Iyami. Utilizada no Etutu desses Orisas. Na finalidade de apaziguamento.

Gúgúrù; (Pipoca estourada no Epo), misturada com Pó de Osun e búzios, ofertado à Obaluwaiye sobre a terra em forma de um montículo é para fazer aparecer dinheiro. Já misturada com Pó de Osun, Pó de bagre defumado e pó de Akarahun (casco de Igbin quebrado) passando no corpo e jogando dentro de um buraco entregando à Iyà Omolulu ou Onilé dentro da terra é para obtenção de saúde. Ainda é oferecida à Òrò, Egungun, Obaluwaye, Shango, Eshu Utilizada no Etutu desses Orisas.

Gaari; (Farofa de Milharina com Epo, Oyin, Omi). Ofertada aos ancestrais para atrair abundancia e favorecimento.

Ajêbó; (Quiabos novos pilados) com pó de Osun, Mel e água mineral. Ofertado com búzios à Shango a fim de acelerar e atrair dinheiro. Misturado com Pó de Efun e sem mel é ofertado à Obatala em buscar equilíbrio e moderação. Misturado somente com água mineral e Yerosun é para Eshù acelerar e facilitar a venda de algo ou para obter sucesso em alguma iniciativa financeira.

Peteki; (Inhame cozido pilado com bastante Epo, depois é misturado feijão preto cozido e sal a gosto. Este Adimu é ofertado simultaneamente à Obaluaiye e Òshún). Muito utilizado no Etutu desses Orishas.

Shìnshìn; (frango cozido e desfiado, depois de frito no Epo é coberto com molho de cebola ralada dourada, camarões, cheiro verde, tomate, pimentão, alfavacão, Osunelede (urucum) e açafrão, ofertado à vários Orishàs após o sacrifício da mesma Ave.

Ipété; (Guizado feito com pedaços de inhame cozido no Epo com Sal). Ofertada para apaziguar a força de Orishá violento. Não transformá-lo em purê como se faz erradamente no Afro-Bahia. Este Adimu é muito utilizado no Etutu de Ògún.

Latipà; (7 Folhas de mostarda enroladas como um charuto recheada com peixe bagre defumado disalgado, cozido e desfiado, os chatutos de Látipá são amarrados nas extremidades com palha, depois são brevemente fritos no Epo quem quente). Ofertado à Obaluwaiye. Adimu utilizado no Etutu desse Orisa.

Kápàtà: (Milho verde fresco frito no Epo bem quente, depois temperado com sal a gosto). Ofertado à Òri, Ògún/Logun-Ode/Oshoosi. Utilizada no Etutu desse Orisa.

Obewe: (Sopa de vegetais, como Yarin (alface), Ewe-Eso, Oshibata, refogadas com cebola e Epo, camarão e sal a gosto). Servida com bolos de Ekò à Òshún, Osanyin e Iyami. Utilizada no Etutu desses Orisas.

Warakosi: (Queijo fresco picado misturado com Epo servido à Ori ou Eshù para transformação na vida).

Nùsúnù: (Papa de milho verde cozida, com posta de peixe ou pedaço de frango, temperada com creme de leite, leite de coco, sal a gosto). Ofertada à Òshún, Oyà, Oba, Yewa e Iyami para acalmar alguma situação agressiva. Oferenda muito utilizada no Etutu desses Orisas.

Gùrugùru: Farinha de milharina torrada só depois é misturada com Ataaré fresco moído e Sal a gosto, assada em formo. Adimu exclusivo dos Ancestrais masculinos (Egungun) no culto de Obaluwaye. Oferenda muito utilizada no Etutu desse Orisa.

Ekó: Pudim de Amido de milho cozido com água pura sem tempero. Quando envolvido e folhas sua finalidade é cada um representar um Ser humano ou sobrenatural, quando ofertado em muita quantidade desprovido de folha, este oferecimento tem a finalidade de atrair abundancia, multiplicação e boa prosperidade.

Sàráèkó: Pudim de Amido de milho cozido com Wuara-Ewure (leite de cabra), Rum doce, Oyin ou Yinbô (açúcar), flores de sempre viva picadinhas, um pouco de Ori e pó de Efun.

Ifufu: Espiga de Milho verde Cozida ou crua, servida em 7 ou 9 unidades, cobreto de Oyin. Adimu ofertado á Oya, Ogun/Logun/Oshoosi.

Ekuru: Massa de feijão cru sem Sal, os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor.

Wuóóle: Massa de qualquer feijão cru misturada com Epo, os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor, às vezes leva Sal.

Ekuru Aro: Massa de feijão fradinho misturado com Arokin, os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor dentro do chão, às vezes leva sal.

Olele: Massa de qualquer feijão cru misturada com Epo e bastante Osunelede (pó de Urucun), os bolos são embrulhados em folhas de bananeira e cozidos no vapor, às vezes leva Sal.

Obeshiki: Sopa feita com carne de 7 Igbin, semente de cabaça e melão branco, temperada com Ori, Alubósa ralada, Ede-tutu (camarões frescos), uma colher cheia de Efun em pó.

Odidi (favas), todas pertence a Ifá, por sua capacidade de durabilidade e as mais resistentes, são utilizadas no culto de Ori/Orisa, na finalidade de tornar o feito durável na medida do possível, por isso que periodicamente a longo prazo as Odidi são trocadas num assentamento. Mas as velhas Odidi são trituradas e transformadas a pó para vários Fins, por estarem empregadas de Ashé.

Oyibô (açúcar vidro), muito utilizado no culto á Ori, Iyami, Eshù, Obatala e Egungun.

Egun (raízes) muito utilizadas em Oogun (magias) no culto de Ifá, Òrò e Egunun.

Por Alexandre de Oxalá - Baba Alaiye
http://www.redeafrobrasileira.com.br/group/candomble/forum/topics/2526150:Topic:27868

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

Carregando...

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ