.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

Seguir por Email

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Conceitos sobre a composição de um Ebó

Entendendo a elaboração, preceitos e elementos de um Ebó.
A escolha dos elementos animal, vegetal e mineral que irão compor um Ebó é algo que requer conhecimento verdadeiro (não curiosidade aventureira e picaretagem) Deve-se saber o que se está fazendo, um ebó feito para uma pessoa numa determinada situação, pode ser prejudicial a outra pessoa, mesmo que a situação e os problemas sejam semelhantes.


IFÀ diz;
“O JEKI YIGBI OTA LO OMI, JEKI YIGBI OTA LO OMI, O JEKI JEKI AGBADO OGUN MAA A DIFA FUN AJALO OLOFIN”;
“Permita-me, ser forte como a pedra, permita-me ser necessário como a água, permita-me crescer e ser resistente como o milho, permita-me! Foi o enigma profetizado para Olofin”.

Ifá diz que Olofin pôs uma pedra, um pouco D’água e milho diante de diferentes Sacerdotes como enigma do seu desejo e único sacerdote que desvendou este enigma foi Orunmila, dizendo que:
a pedra significava a força,
a água a necessidade que todos nós temos dela (vida)
e o milho é a rapidez de vê a colheita em três meses

E por isso que para realizar um Ebo é preciso de certos elementos a modo imaginativo que identificam o problema do indivíduo.

Ifá  mostra o destino (Odu) da pessoa e o sacrifício (Èbó) para ser realizado a fim de melhorar a situação ou evitar o perigo. Esse procedimento é possível através da consulta ao oráculo de Ifá.

Por exemplo: Ebo Yónu  contra Ódio, Raiva, Ira e Vingança, compõem-se de:

Ewe-Afere (Folha do amor e bondade)
Ewe Rinrin (Folha intensamente úmida)
Ewe Odunkun (Folha de doçura)
Ewe-Ódundun (Folha de muita doçura)
Osun-dudu (carvão em Pó para transformação e conservação)
Eiyele (Ave da amizade, ternura e tranqüilidade)
Ovelha (animal de placidez e submissão)
Igbin (Molusco de atenuação, passividade, consolação, resfriamento e união)
Egbo (canjica bem cozida símbolo de desenvolvimento com alegria e rapidez sem dificuldade)
Epo (Óleo que propicia o abrandamento, suavidade e placidez)
Oyin (Mel que atrai doçura intensamente, consideração, paciência), elementos que formam o sistema sutil ou de semelhança ao que se deseja.

Esta Raiva, é trabalhada através de seguidas orações específicas e modificações orais ocasionaram uma energia que formam a alquimia para alcançar e transformar essa energia um total afeto.

No momento da realização de um Ebo são necessários os 4 elementos:
Omi-tutu (água fresca),
o Abela ou Itaná (lamparina ou fogueira como elemento fogo),
Oberò ou Awogida (vasilhame de terra),
Pó de Efun ou outros elementos brancos que simbolizam o Ar, apesar dos elementos Terra e Ar, já estarem sempre presentes através da própria natureza.

Dentro da articulação de Èsu, cada Orisha está intrinsecamente ligado pelo próprio Esù.
No Odu Ogbewanle (Ogbe-Owonrin), Eshù faz um pacto com Orunmila em que um Okuta especifico deve ser lavado com uma folha especifica que determina o desejo de Èshù para conceder a petição.
O Ebo então estaria definindo o três Reinos: 
Vegetal (com as folhas),
Animal (com aves, quadrúpedes e molusco) e
Mineral (com a pedra sagrada).

No odu Ofun, Ifá constitui e classifica de um modo geral o uso das Ewe para as situações diferentes e nós podemos entender isso deste modo:

* As Folhas de Tonalidades brancas ou verde claro, como também flores brancas eles são para obter benefícios monetários.

* As Folhas Trepadeiras por se alastrarem e escalarem os obstáculos são para obter produtividade e abundância em várias áreas.

* As Folhas Pegajosas ou que agarram nas roupas ou na pele são para atração de melhoria financeira e magia de união.

* As Folhas Espinhosas são para vencer dificuldades, conflitos e evitar perdas em qualquer situação.

* As árvores produtivas Centenárias, por durarem muitos anos, são para a saúde e resistência e longevidade.

No caso dos sacrifícios maiores como por exemplo, o Irubò para alinhamento do Ori com Olorun e conexão com o Orisa guardião da pessoa, as Ewe serão diversificadas seguindo a estrutura dos 4 elementos;

Ewe Iná (fogo) folhas urticantes.
Ewe Oye (ar) plantas de troncos bem altos ou parasitas no alto das copas.
Ewe Omi (água), plantas com grande quantidade de água.
Ewe Ilé (terrestres) plantas rasteiras, crespas, resistentes e lustrosas.

Por Alexandre de Oxalá - Baba Alaiye
http://www.redeafrobrasileira.com.br/group/candomble/forum/topics/2526150:Topic:27868

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

Carregando...

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ