.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

domingo, 11 de setembro de 2011

O ORIXÁ IROKÔ, O PRÓPRIO TEMPO

Tempo ou Loko é um orixá originário de Íwerè, região que fica ao leste de Oyó na Nigéria, tão importante que ele é um orixá (e os africanos a muito sabem disso).
Tem um dito que diz O tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira, muitas vezes precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não, quero dizer, precisamos de tempo curto ou longo, com o bom uso do tempo, muitas coisas se

modificam, ou podemos modificar.

Ìrọkó é a árvore-Òrìṣà, grande divindade Yorùbá e Fon, tendo sido o primeiro elemento vivo existente no àiyé e cujas raízes tocam o òrún. Ainda hoje a árvore Chlorophora excelsa é conhecida por Iroko

Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo.

Irôko, na verdade, é o orixá dos bosques nigerianos, onde lá na Nigéria é muito temido, porque como conta um itan, ninguém se atrevia a entrar num bosque sem antes reverenciá-lo. No Brasil, é nos pés da gameleira-branca que fica seu assentamento e também é ali que são oferecidas suas oferendas.

Sua cor é o branco e ainda usa palha da costa em sua vestimenta. Sua comida é o ajabó, o caruru, feijão fradinho, o deburu, o acaçá, o ebô e outras.

Em geral na frente das grandes casas de Candomblé, principalmente em Salvador, existe uma grande árvore com raízes que saem do chão, e são envoltas com um grande Alá (pano branco), este é Iroko, que é tido com árvore guardiã da casa de Candomblé pois ter esta árvore plantada no terreno da casa de Candomblé representa força e poder..

Este orixá é conhecido na angola como Maianga ou Maiongá.



CULTOS
o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.
É cultuado pelos fon como um dos voduns cujo o nome é associado à "Loko", e teria relação com Esú Legba,carregando para longe os fluidos maléficos,segundo pesquisas de campo de Pirre Verger.

COBRANÇA DE CONDUTA
É implacável e inexorável, governando o Tempo e o espaço, acompanha e cobra, o cumprimento do karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.

NO BRASIL
Diz-se que Iroko habita a gameleira branca, (Ficus gomelleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga). Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Iroko, assinalada por um ‘ojá’ (laço de pano branco) ao seu redor.

NOS CANDOMBLÉS:
Irokô é conhecido nos candomblés de Angola-Congo por Tempo, Zaratembo ou Kitembô e nos candomblés de tradição Jeje por Lokô, sendo nesta última que encontra a maior reverência.

CUBA
Na tradição Lukumi de Cuba, Irokô é um caminho de Oxalá, um Orixá do seu fundamento, e que o seu tronco é o cajado de Olofi. Em representação de tão importante divindade é amarrado um laço branco no seu tronco, o ojá funfun.
Certos mitos relatam Irokô como cajado de Oduduwa, embora seja certo que era das árvores-irokos que se fazem em África os opaxorôs (ópàṣóró) de Oxalufã (Òṣàlúfọn).



http://orvitordeumbara.blogspot.com/2009/08/iroko.html
http://www.apcab.net/religiosidade-afro-brasileira/iroko/
http://www.maze.kinghost.net/displayorixas.aspx?id=iroko

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ