A definição de Odú é Destino, mas não se tem uma definição exata do que o Odú representa, mas apenas o conhecimento prático de que sem ele, nada pode ser feito, é como se fosse um paralelo do Orixá.
Cada Odú tem um Significado distinto, sendo sua interpretação diferenciada, dependendo do modo de aprendizado do sacerdote.
Odù Òkànràn Representa Bára-Exú
dermatose -furúnculos infecções dentárias - problemas na boca
Relaciona-se com língua - garganta - respiração - cordas focais, respiração ofegante
Odù Éjìòkò Representa Ibédji ou Vundje
inchaço - problemas de estômago - doenças sexualmente transmissíveis - Gastrite, estomatite, impotência sexual, inchaço, doença venérea. todas as doenças estomacais.
relaciona-se com pênis (podendo trazer impotência)
Odù Étà Ògúndá Representa Ogun ou Omulu
pulmões - sinusite - ossos - estômago - Gastrite, ulcera, azia, gastrite, pulmão (infecção), faringite, amidalite, sinusite, inflamações ósseas, escoriações (por acidente), fratura dos membros superiores e inferiores.
relaciona-se com pênis - membros superiores - estômago
Odù Ìrosùn Representa Yiemandjá
anemia - eczemas - leucemia - dermatoses - fraturas de braço
relaciona-se com artérias - circulação - vesícula - partes do intestino - costas - olhos
Odù Òsé Representa Oxum ou Bessem ( Oxumarê)
globo ocular - problemas de face - hemorragias ventre - dentes - glaucoma, catarata, astigmatismo, artrite, reumatismo, osteoporose, acidente(deixando marcas na face), problemas dentários, fluxo menstrual excessivo ou escasso, problemas no baixo ventre, problemas no parto, pode gerar mongolóide, gula (trazendo intoxicação)
relaciona-se com ossos e cartilagens
Odù Òbàrà Representa Odé, Xangô e Logun
circulação sangüínea - problemas Urinários - depressão - enxaqueca - infecção urinária, parto, dores fortes, de cabeça, circulação sanguínea. depressão, testículos.
relaciona-se com aparelho urinário
Odù Òdí Representa Omulu, Obaluayiê, Bara e algumas vezes, Ogun
doenças de pele e hemorróidas
relaciona-se com pele e anus.
Odù Ejìoníle Representa Osogian, Oxum e Bessem
cólicas - hérnia de disco - deformações coluna - desequilíbrios
relaciona-se com sistema respiratório - coluna - vasos sangüíneos
Odù Òsá Representa Oyá e Yiemandjá
paralisias - enxaqueca - estrabismo, alguns tipos de câncer
relaciona-se com órgãos internos - fossas nasais - membros inferiores - genitais femininos
Odù Òfún Representa Olufan
sudorese - artroses - esclerose - reumatismo
relaciona-se com pernas - joelhos - ventre - circulação sangüínea - inchaço nas pernas, pulmonares, sangue grosso, sudorese, esclerose, artrose, colesterol alto, diabetes mielite
Odù Òwónrín Representa Oyá
problemas Abdominais - leucemia - envenenamento (ingestão de comidas estragadas)
relaciona-se com mão - cólicas menstruais
Odù Ejílàsegbora Representa Xangô
problemas Renais - diabetes - hipertensão - cefaléia (devido quedas e ou pancadas) alcoolismo, dores de cabeça forte, problemas mentais, acidentes e pancadas na cabeça.
relaciona-se com rins e pâncreas
Odù Ejíologbón Representa Nanã
artrite - artrose - dores coluna - doenças diversas - fibromialgia, dores generalizadas
relaciona-se com juntas - cartilagens - unhas - cabelos, queda de cabelos.
Odù Ìká Representa Bessem, Ossae e Ewá
possibilidade qualquer cirurgia - globo ocular - gravidez com perda - buco-faciais, glaucoma, catarata, gengiva, coluna, nevralgias
relaciona-se com vértebras - movimento da coluna
Odù OgbèÒgúndá Representa Obá
olhos - tórax - estrabismo
relaciona-se com pernas - olhos - lábios - ouvido -peito
Odù Ìrètè ou Aláfia Representa todos os Orixás.
qualquer doença - morte com sofrimento
relaciona-se com o corpo todo
OBS: Os Odú envolvidos com mulheres que pariram filhos com doenças congênitas são: 9 - 11 - 12; e os que podem ser confirmardos através do jogo são o 9 - 7 e 1.
Locais para entrega de èbós de ODÚS
água
praia ou rio
campo aberto
estradas
matas
praças
pedreiras
lixeiras (grandes ou pequenas)
encruzilhadas.
PASSANDO OS ELEMENTOS COMPONENTES DO EBÓ NO CORPO:
O penúltimo elemento a ser passado é a ave
por último as folhas.
mas nem todos os elementos se passam na cabeça,
por exemplo:
facas,
punhais,
pregos,
velas,
moedas,
corda,
charutos,
espada de madeira,
panos preto e vermelho.
Esse tipo de èbó não se faz em casa,
e sim no local já pré-determinado pelo jogo.
Quando for necessário fazer em casa, após o carrego,
bate-se folhas na casa e joga-se agbo até a porta da rua,
depois defuma-se tudo dos fundos para a frente (saída).
Em caso de encaminhar (admimu) ao Odù de pessoas doentes, após passar a ave, manda-se que se cuspa 3 vezes dentro do bico da ave, para depois soltá-la em cima do ebó, ainda viva.
Em ebó Odù as aves são mortas, apenas nos èbó IKÚ ou èbó Èsú.
Caso tenha feito a mais, esse material deverá ser despachado,
evitando voltar pelo mesmo caminho,
e o consulente não deverá passar pelo local do carrego, no mínimo por 30 dias.
Nos Odù que corresponderem a Òsàlà (Ejionile e Òfún),
não utilizar dendê, e, sim óleo de algodão, arroz e milho.
Os elementos que serão passados no consulente, deverá ser da esquerda para direita, de cima para baixo sem voltar e por último a sola dos pés.
O èbó Odù, só poderia ser passado por pessoas de OYA ou de OGUN, de preferência de OYA, e, somente será feito com a permissão de Òrùnmíla.
Se por acaso o ebó for entregue de carro, este não poderá dar marcha a ré, e a pessoa que carregar o ebó ao entrar no carro, deverá ser de costas reverenciando, e após sentar- se não poderá voltar-se para traz.
Se o ebó for caminho de encruzilhada, observa-se o lado esquerdo, da seguinte maneira:
a numeração baixa para alta,
o lado esquerdo estará à esquerda da pessoa (geralmente a numeração ímpar é a esquerda).
http://www.marceloalban.com.br/index_arquivos/significadodoodu.htm
http://www.okitalande.com.br/osbuzios_odus_doencas.htm