Seus filhos são pessoas extremamente metódicas e racionais. Costumam traçar metas para tudo. Conservadoras, acabam sofrendo com o execesso de rotina que conseguem estabelecer em suas vidas.
Diz-se, pois, que os filhos de Ewá são: encantadores, tagarelas, inquietos, não sabem ceder, são temperamentais, tentam ser o centro das atenções, irritam-se além da conta quando estão doentes, fazem um "carnaval" por tudo e por nada, querem tudo ao tempo e à hora, não querem envelhecer. Mas nem tudo é defeito num filho de Ewá.
ARQUÉTIPOS DOS FILHOS DE EWÁ:
A filha de Ewá muda de personalidade assim como o clima pode mudar várias vezes em um mesmo dia.
Encantadora, autoconfiante e tagarela, remexe-se o tempo inteiro, também não consegue controlar ser caráter temperamental e não sabe ceder (esta palavra está abolida de seu dicionário).
Adora que os outros prestem atenção nos seus comentários.
Fica irritada quando doente, sentindo-se bem quando rodeada de amigos. Não aceita os conselhos médicos pois seu caráter é desafiador.
Com uma vivacidade de causar inveja a qualquer pessoa, consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo; tudo sempre às pressas.
Desobediente e um pouco teimosa, sente-se bem quando fantasia a realidade, pois faz com que sua vida não fique tão monótona. Adora perigos e viagens de última hora.
Pode ter sérios problemas quando atinge a velhice. Enquanto isso não acontece, viver é o melhor verbo para ela.
Na verdade são trabalhadoras como as filhas de Yansã, são ótimas esposas e maridos (estes, se feitos, o são para Oxalá como já explicado).
As características negativas, acentua Barcellos, é que como as filhas da Oxum, são dadas às falsidades e à intrigas.
Não costumam obedecer a ninguém, podem ser malcriadas, e quando recolhidas, tornam-se inconvenientes, impertinentes e desagradáveis (Barcellos).
Podem ser do tipo mimado, cheio de desejos e exigências.
TIPO FÍSICO: são de estatura média/baixa; olhos grandes; magras com gordurinha nos quadris; rosto bem marcado e sobrancelhas bem finas.
O arquétipo de Ewá são o das mulheres belas, tranqüilas e adaptáveis, mulheres cheias de iniciativa, sensíveis e poéticas. Enfim os filhos de Ewá adoram ler, mas em relação ao amor só se entregam em absoluto quando estão loucamente apaixonados.
Seus filhos mudam muito de personalidade assim como o clima, pode mudar várias vezes ao dia.São encantadores, autoconfiantes e tagarelas, remexem-se todo o tempo.
Temperamentais e orgulhosos, mesmo errando não dão o braço a torcer. Adoram ser o centro das atenções.
Tendência a duplicidade devido a natureza andrógena da deusa, tendência a riqueza, magnetismo, gostam de jogar, bonitos, gostam de elogios, imediatistas, necessitam de outros odus para que a ajudam com seu brilho nos processos difíceis.
São apegados a riqueza gostam de roupas bonitas e vistosas. Adoram elogios e galanteios.
Pessoas vivas e atentas.
Psique dos filhos de Ewá: Ewá é Orixá fundamentado com Iansã e Oxum, dando-lhe características especiais, pois mistura demasiadamente os its destas outras duas divindades iorubanas.
Pessoas de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso. Possuem tendência a duplicidade: Em algumas ocasiões podem ser bastante simpáticas, em outras são extremamente arrogantes; às vezes aparentam ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingénuas e puras. Apegadas à riqueza, gostam de ostentar, de roupas bonitas e vistosas, e acompanham sempre a moda, adoram elogios e galanteios.
São pessoas altamente influenciáveis, que agem conforme o ambiente e as pessoas que as cercam, assim, podem ser contidas damas da alta sociedade quando o ambiente requisitar ou mulheres populares, falantes e alegres em lugares menos sofisticados. São vivas e atentas, mas sua atenção está canalizada para determinadas pessoas ou ocasiões, o que as leva a desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distracção e dificuldades de concentração, especialmente em actividades escolares.
Os regidos por Ewá são pessoas extremamente alegres, adoram cantar, dançar e aproveitar no máximo tudo que a vida pode lhes oferecer de bom. São pessoas generosas e bondosas, adoram novidades, são criativas. Porém um pouco volúveis e facilmente mudam de opinião e pensamentos, principalmente com um assunto novo em sua vida. São pessoas que estão sempre modificando as coisa e situações, pois detestam rotina. Além disso, são geralmente pessoas dotadas de muita beleza, externa e interna.
A INICIAÇÃO DOS FILHOS DE EWÁ NO CANDOMBLÉ:
Ewá é rara porque em várias casas não há sequer uma filha de Ewá iniciada, e isso se deve ao fato que uma filha de Ewá só pode ser iniciada enquanto for virgem.
http://www.umbandaecandomble.com.br/orixas2/ewa/ewa33.htm
.
.
O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:
SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:
Páginas Visitadas
ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ
POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III