A comida que se oferece ao Orixá é o Amalá e é um grande campo de força.Muita gente pensa que a finalidade de um amalá é dar de comer aos espíritos. Erro grosseiro porque o espírito de luz não tem nenhuma necessidade de comidas humanas, por não terem mais o corpo físico.
(A Umbanda usa o vocábulo "amalá", não só para Iansã e Xangô e simpara todas as oferendas, comidas ou ebós feitos à todos os Orixás.
O amalá é um ritual que se faz com elementos que vibram na sintonia dos espíritos, que eles usam para criar um campo de força.
O amalá reúne a força do médium, do Orixá e dos espíritos que vêm aceitar e se comprometer a executar o trabalho.
Muitos pais-de-santo que por um motivo ou outro não possuem terreiro, trabalham com muita eficiência somente através das entregas aos Orixás.
Em momentos de dificuldade,
para a cura da saúde,
o equilíbrio e a paz familiar,
levantar as forças pela energia,
e muitas outras necessidades,
um amalá bem feito e direcionado à entidade certa resolve o problema.
Pela quantidade de situações fica difícil enumerá-las nesta oportunidade.
Cada objetivo tem que haver um trabalho certo, com a entidade especialista, e tudo isso ainda sob a inspiração de uma intuição.
Vou fazer uma observação de grande importância:
o umbandista pela sua religião que manipula e usa a natureza como para seus trabalhos é um ecologista em potencial.
Qualquer material não biodegradável não deve ser deixado no local da entrega do amalá, exceto as velas que se queimam e derretem.
Se isso não for possível a pessoa tem a obrigação de ir um dois dias após levantar toda a entrega feita.
Os materiais usados nos amalás são: velas, charutos, cigarros, fumo, caixa de fósforos entreaberta, frutas, comidas e bebidas.
Todos esses materiaid são biodegradáveis.
O alguidar que é onde se deposita a comida, segundo algumas correntes, forma uma ligação do amalá com o elemento terra por ser feito de barro.
Mas se a entrega for feita no chão, o contato se dá mesma forma, razão porque recomendo que ao invés do alguidar, que se faça um canto bonito com folhas naturais, como folha de bananeira e outras de forma larga, e que se use uma porunga substituindo o alguidar de barro.
Deixar ponteiro e facas que não têm nenhum efeito no amalá choca com a natural energia ecológica do umbandista.
Copos de vidro ou copos de plásticos também caem no absurdo e no erro, por não terem nenhuma energia.
Para a bebida deve ser usado um coitê e o que sobrar na garrafa deve ser jogado em círculo em volta do trabalho.
Não vejo necessidade das fitas coloridas, se o trabalho pode ser cercado com raízes de folhagens extraídas do próprio mato.
Todo amalá deve ter um objetivo específico.
Não se faz um amalá só por fazer.
O termo comumente usado para a feitura do amalá é “entrega”, o que não está errado considerando que estamos depositando materiais para os espíritos os transformarem em um campo de força.
Deve-se imaginar que durante a construção de uma entrega o amor e carinho daquele que o está construindo, de certa forma transmite sua energia.
As vibrações do Orixá ajudam a aumentar a energia do trabalho que será somado com a do espírito que for utiliza-lo.
A intuição deve fazer parte da construção de um amalá.
Existem receitas das entregas de cada Orixá ou espírito, mas ele não deve ser somente uma cópia.
Alguns elementos que devem ser acrescentados nos amalás, desde que não fuja da vibração do orixá a quem se entrega, vem por intuição.
O médium só se tornará independente, ou seja não vai depender da orientação de um espírito incorporado, quando ele souber manipular os elementos que constroem um campo de força através do amalá.
Quem faz uma entrega com materiais que possam agredir a natureza não deixa de ser um egoísta que não se importa com a humanidade e o semelhante.
http://www.paimaneco.org.br/filosofia/livro/amalas