.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O QUE É UM BABALORIXÁ OU YALORIXÁ

O Babalorixá, ou Baba (pai), é um sacerdote e chefe de um Terreiro de Candomblé.

Na sua função sacerdotal, faz consultas aos Orixás através do jogo de búzios, uma vez que, no Brasil, não há o hábito de se consultar o Babalawo, chefe supremo do jogo de Ifá. Isso se deve à ausência da figura do mesmo na tradição afro-brasileira, desde a morte de Martiniano do Bonfim, segundo os mais antigos ocorrida por volta de 1943. Desde então, o professor Agenor Miranda era convocado para escolher a mãe-de-santo nos grandes terreiros baianos, mas agora, com os avanços tecnológicos e com a imigração voluntária de africanos para o Brasil, ouve-se falar de novos Babalawos na tradição brasileira, donde a necessidade de diferenciar Ifá de Merindelogun e jogo de búzios.

Na sua função administrativa, é o responsável maior por tudo o que acontece na casa - a quantidade de filhos-de-santo, a de pessoas e problemas a serem atendidos -, e nela ninguém faz nada sem a sua prévia autorização. Conta com a ajuda de muitas pessoas para a administração da mesma, cada uma com uma função específica na hierarquia, embora todos os auxiliares conheçam de tudo para atender a qualquer eventualidade.

Nas casas menores, o Babalorixá, além da função sacerdotal acumula diversas outras funções, devendo ser conhecedor das folhas sagradas, seus segredos e aplicações litúrgicas; em caso de rituais ligados aos Eguns, ou se especializa, ou consulta um Ojé quando necessário. Quando a casa ainda não tem um Axogun confirmado, ele mesmo faz os sacrifícios; quando a casa ainda não tem Alagbê, normalmente o Babalorixá convida Alagbês das casas co-irmãs para tocar o Candomblé; na ausência da Iyabassê ou Ekedi, ele mesmo faz as comidas dos Orixás, costura as roupas das Iaô, faz as compras e outras tarefas do dia-a-dia.

O candomblé pode ser considerado uma religião brasileira com origem em diversos sistema mítico-religiosos de origem africana. Nessa perspectiva corresponde simultâneamente a um sistema etnomédico ou medicina tradicional de matriz africana que vem sendo mantido (e recentemente reconstruído a partir das demandas pelo revival das medicinas tradicionais) a partir da sua origem nas diferentes culturas yorubá, bantu entre outras. A função do Babalorixá do nesse caso ganha destaque especial por sua relção com Obaluaiyê ou com a referida prática de colher as folhas sagradas atribuídas, segundo Bastide, ao Babalosaim dedicado ao culto de Osanyin.


O0 QUE É UM BABALORIXÁ OU YALORIXÁ
É o cargo mais alto dentro de uma Casada Santo.
Ninguém está acima deste cargo.
É o Zelador ou Zeladora, aquele que cuida dos Orixás, que inicia noviços, suspende e confirma Ogãns,apresenta e confirma Ekedis, Olossães, Axoguns, etc...
O Babalorixá ou Yalorixá é o ponto de equilíbrio, a cabeça de uma Casa.
Normalmente, é receptador de todas as influências positivas e negativasque circulam dentro do Axé.
É aquele que vai determinar o grau, a temperatura do Axéda casa, para que não haja uma implosão e consequentemente, uma rachadura no Axé, que é a força dinâmica que movimenta tudo.
O Zelador ou Zeladora trabalha como uma espécie de guia e mentor espiritual, aconselhando,discutindo, desenvolvendo métodos para o melhor andamento da Casa.
É dele ou dela a palavra final sobre tudo que será realizado, pois é o Zelador (Babalorixá) ou Zeladora (Yalorixá), aquelequeestá mais próximo do Orixá regente daquela Casa.

Todos os filhos, Ogãns, Ekedis, Axoguns, etc,...voltam-se para ele ou ela, pois os Orixás de Cabeça destes mencionados, servem ao Orixá regenteda Casa, numa situação de humildade que dever ser acompanhada pelos demais, fato que em sempre acontece, pois existem aqueles que deixam a importânciade seus cargos subir-lhes a cabeça, extrapolando sua autoridade.
O BABALORIXÁ ou YALORIXÁ é o ponto de equilíbrio, pois ele ou ela é o formador dos demais cargos existentes nos cultos Afros.
O tempo exato para que alguém assuma o cargo de BABALORIXÁ ou YALORIXÁ é de sete anos de iniciado, pois antes disso a pessoa não se encontra capacitada para iniciar outras pessoas no Culto.
É o único cargo onde o tempo devido deve ser respeitado, para que haja harmonia!

http://sites.google.com/site/acasadapazevolucaoespiritual/babalorixa-ou-yalorixa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Babalorix%C3%A1

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ