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ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ
POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III
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segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Ritmos tocados para os Orixás
São muitos os toques para os orixás e variam de nação para nação e de Ilê-Axé para Ilê-Axé. Dependendo da formação e dedicação do Aláagbè. Hoje os rítimos executados pelas nações Keto, Jeje e Angola são em torno de 28. Na nação Ketu, os instrumentos são tocados com as mãos (como ocorre também na Umbanda). Nas nações Jeje e Angola, os instrumentos são tocados por aquidavis (baquetas).
ALUJÁ: toque para Xangô e Iansã.
TONIBORÉ: toque para Xangô
ABATÁ: toque para Oxum, Nanã Buruquê e Iemanjá
AGÈRÉ: toque para Oxóssi e Ossãe
AGUERÈ: toque para Iansã, Oxóssi e Ossãe
OPANIJÉ: toque para Omolu/Obaluaiê
GUERÈ: AVANIA e IJIKA: toque comum à todos os Orixás
ADARRUM: toque comum à todos os Orixás. Típico do Candomblé Jèje. Muito intenso, facilitando o transe e a incorporação.
EGÓ: toque para Iansã do Balé.
SATO: toque para Oxumaré
O Aláagbè é o responsável pela harmonia dos toques para todos os Orixás.
A execução dos ritmos é realizada por 4 instrumentos básicos: o Gã (sino), o Lé (tambor agudo), o Rumpi (tambor médio) e o Rum (tambor grave responsável por fazer as variações).
Imagem http://www.abacai.org.br/acao_cultural_bale_folclorico_repertorio_xire.php