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ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ
POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III
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segunda-feira, 26 de setembro de 2011
EBÓ PARA EXÚ ODARA
Quando você necessita mudar sua vida por uma necessidade de renovação e sobrevivência pode recorrer ao Orixá Exú, especialmente na qualidade de Exú Odara, o senhor dos caminhos.
Peça possibilidades de novos caminhos ou alternativas ao já existente.
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Ebó para Exú Odara
domingo, 25 de setembro de 2011
ORIKI DE OYA
LOUVAÇÃO À IANSÃ NO CANDOMBLÉ:
Ela é grande o bastante para carrega o chifre do búfalo
Oyà, que possui um marido poderoso
Mulher guerreira
Explicação: Oriki, Oriqui, Adura, Gbadura, Reza,
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Oriki de Oyá
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
MOVIMENTO, TEU NOME É EXÚ
O Início
"ESFERA", aquilo que é infinito.
EXU é o preexistente à ordem do mundo. Como a própria vida, ele se transforma sem
parar, mas não uniformemente, porque tem o dom, a permissão e a capacidade de criar, inverter e destruir.
É o grande e único intermediário entre os Orixás e nós, homens, a força da criação,
"ESFERA", aquilo que é infinito.
EXU é o preexistente à ordem do mundo. Como a própria vida, ele se transforma sem
parar, mas não uniformemente, porque tem o dom, a permissão e a capacidade de criar, inverter e destruir.
É o grande e único intermediário entre os Orixás e nós, homens, a força da criação,
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EXÚ,
Movimento teu nome é Exú
CANDOMBLÉ DE CABOCLO
O Candomblé, ao desembarcar no País com os escravos, encontrou aqui um outro culto de natureza mediúnica, chamado "Pajelança", praticado pelos índios nativos em variadas formas. Em ambos os cultos havia a comunicação de Espíritos.
Com o tempo, alguns terreiros começaram a misturar os rituais do Candomblé com os da Pajelança, dando origem a um outro culto chamado "Candomblé de
Com o tempo, alguns terreiros começaram a misturar os rituais do Candomblé com os da Pajelança, dando origem a um outro culto chamado "Candomblé de
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CANDOMBLÉ,
Candomblé de Caboclo
domingo, 18 de setembro de 2011
LENDAS DE EWÁ E OXUMARÉ
Ewá era uma linda mulher que morava num reino distante de Ifé. Com seu jeito de princesa, causava admiração por onde passava. Vivia às margens de um rio e podia invocar as forças das chuvas e dos ventos para favorecer as colheitas. Um dia, quando se banhava no rio, um arco-íris se formou diante dela, a imensidão da luz impressionou Ewá, a qual sentiu que alguém a protegia e a envolvia. Correu para contar aos outros habitantes da região o que presenciara; mas assim que deixou a água, olhou para trás e viu que o arco-íris desaparecera, restando apenas algumas moedas no local.
No outro dia, a cena se repetiu. Ela seguiu então em
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Ewá,
Ewá e Oxumaré
domingo, 11 de setembro de 2011
O ORIXÁ IROKÔ, O PRÓPRIO TEMPO
Tempo ou Loko é um orixá originário de Íwerè, região que fica ao leste de Oyó na Nigéria, tão importante que ele é um orixá (e os africanos a muito sabem disso).
Tem um dito que diz O tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira, muitas vezes precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não, quero dizer, precisamos de tempo curto ou longo, com o bom uso do tempo, muitas coisas se
Tem um dito que diz O tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira, muitas vezes precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não, quero dizer, precisamos de tempo curto ou longo, com o bom uso do tempo, muitas coisas se
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Iroko,
Orixá Irokô
domingo, 4 de setembro de 2011
IROKÔ: FERTILIDADE, VIDA E PUNIÇÃO
Irôco engole a devota que não cumpre a interdição sexual
Conta uma lenda que uma mulher que não conseguia ter filhos, ansiava desesperadamente por um herdeiro.
Ela foi consultar o babalaô e este lhe disse como proceder:
Deveria ir à árvore de Irôco e oferecer um sacrifício,
Conta uma lenda que uma mulher que não conseguia ter filhos, ansiava desesperadamente por um herdeiro.
Ela foi consultar o babalaô e este lhe disse como proceder:
Deveria ir à árvore de Irôco e oferecer um sacrifício,
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Irokô: fertilidade e punição
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