Tempo ou Loko é um orixá originário de Íwerè, região que fica ao leste de Oyó na Nigéria, tão importante que ele é um orixá (e os africanos a muito sabem disso).
Tem um dito que diz O tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira, muitas vezes precisamos que o tempo nos seja favorável, e outras não, quero dizer, precisamos de tempo curto ou longo, com o bom uso do tempo, muitas coisas se
modificam, ou podemos modificar.
Ìrọkó é a árvore-Òrìṣà, grande divindade Yorùbá e Fon, tendo sido o primeiro elemento vivo existente no àiyé e cujas raízes tocam o òrún. Ainda hoje a árvore Chlorophora excelsa é conhecida por Iroko
Iroko ou Tempo, como também é conhecido, é um orixá muito antigo. Iroko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os restantes orixás desceram à Terra. Iroko é a própria representação da dimensão Tempo.
Irôko, na verdade, é o orixá dos bosques nigerianos, onde lá na Nigéria é muito temido, porque como conta um itan, ninguém se atrevia a entrar num bosque sem antes reverenciá-lo. No Brasil, é nos pés da gameleira-branca que fica seu assentamento e também é ali que são oferecidas suas oferendas.
Sua cor é o branco e ainda usa palha da costa em sua vestimenta. Sua comida é o ajabó, o caruru, feijão fradinho, o deburu, o acaçá, o ebô e outras.
Em geral na frente das grandes casas de Candomblé, principalmente em Salvador, existe uma grande árvore com raízes que saem do chão, e são envoltas com um grande Alá (pano branco), este é Iroko, que é tido com árvore guardiã da casa de Candomblé pois ter esta árvore plantada no terreno da casa de Candomblé representa força e poder..
Este orixá é conhecido na angola como Maianga ou Maiongá.
CULTOS
o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.
É cultuado pelos fon como um dos voduns cujo o nome é associado à "Loko", e teria relação com Esú Legba,carregando para longe os fluidos maléficos,segundo pesquisas de campo de Pirre Verger.
COBRANÇA DE CONDUTA
É implacável e inexorável, governando o Tempo e o espaço, acompanha e cobra, o cumprimento do karma de cada um de nós, determinando o início e o fim de tudo.
NO BRASIL
Diz-se que Iroko habita a gameleira branca, (Ficus gomelleira ou Ficus doliaria (também chamada figueira-branca, guapoí, ibapoí, figueira-brava e gameleira-branca-de-purga). Nos terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Iroko, assinalada por um ‘ojá’ (laço de pano branco) ao seu redor.
NOS CANDOMBLÉS:
Irokô é conhecido nos candomblés de Angola-Congo por Tempo, Zaratembo ou Kitembô e nos candomblés de tradição Jeje por Lokô, sendo nesta última que encontra a maior reverência.
CUBA
Na tradição Lukumi de Cuba, Irokô é um caminho de Oxalá, um Orixá do seu fundamento, e que o seu tronco é o cajado de Olofi. Em representação de tão importante divindade é amarrado um laço branco no seu tronco, o ojá funfun.
Certos mitos relatam Irokô como cajado de Oduduwa, embora seja certo que era das árvores-irokos que se fazem em África os opaxorôs (ópàṣóró) de Oxalufã (Òṣàlúfọn).
http://orvitordeumbara.blogspot.com/2009/08/iroko.html
http://www.apcab.net/religiosidade-afro-brasileira/iroko/
http://www.maze.kinghost.net/displayorixas.aspx?id=iroko
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