Mamãe Oxum é a Iabá da fertilidade, da riqueza e do amor. Da harmonia dos relacionamentos em geral. Por isso em suas comidas, oferendas e ebós quase sempre os ovos estão presentes. Procure usar os caipira e não leve ao gelo. Seus doces em geral são feitos com muito açúcar branco, glucose de milho, milho verde, fubá amarelo, canjica amarela, mel, frutas em calda: pera, mamão, melão, banana, pêssego, entre outras.
Quando for fazer doces para Oxum, procure sentir e transmitir amor aos elementos que está manipulando, pois você estará fazendo magia de amor, doçura, paz e encantamento.
Você pode fazer esses doces em uma terça feira, que é o dia consagrado á Oxum ou em outro dia qualquer. A lua de Oxum é a lua crescente. O cuidado deve iniciar ao comprar os ingredientes e ao iniciar chame pela presença de MAMÃE OXUM, pedindo que ela irradie seu axé de amor e bons fluidos ao doce, e sirva-o à sua família ou ao seu amOR.
Os doces podem ainda serem feitos para oferendas e ebós.
Doce de ovos
Pode ser usado em complemto de outros doces, recheio, cobertura... ou puro
Faça uma calda com 1.1/2 copo de açúcar e 1.1/2 copo de água. Misture antes de levar ao fogo, quando ligar em fogo baixo, não mexa mais e fique cuidando até dar um ponto de líquido espesso. Desligue, espere esfriar e adicione 8 gemas. Volte ao fogo baixo mexendo sem parar até ficar cremoso. As gemas devem ser passadas em uma peneira antes de irem para a calda.
Doce de banana
Em uma forma de vidro, untada com óleo, coloque 8 bananas cortadas ao meio, no comprimento. Salpique a seguinte mistura:
1/2 xícara de açúcar, 1 pitada de gengibre em pó, canela em pó à gosto e 1 pitada de baunilha em pó.
Polvilhe sobre as bananas, se quiser mais doce, dobre ou triplique a quantidade da mistura.
Leve em forno médio de 10 a 20 minutos dependendo de seu forno e do ponto que deseje, mais ou menos firme.
Se desejar usar o doce de ovos em cima como cobertura, faça a mistura de açúcar e condimentos em menor quantidade.
SEGUIREI ATUALIZANDO COM MAIS RECEITAS...
.
.
O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:
SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:
Páginas Visitadas
ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ
POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III