quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O monopólio dos orixás



Cansei de ouvir debates acalorados de como a igreja católica monopolizou Deus, e que através de seus rituais e padres seriam a ponte entre criador e criatura. 
Cansei também de ouvir Pais de Santo da Umbanda condenando o monopólio que os Babas do Candomblé faziam do contato com as energias dos orixás apenas através de seus ebós.
Pois bem!!!
Agora que a Umbanda está crescendo significativamente, seus dirigentes também querem monopolizar o culto e o contato com os Orixás, que são a própria manifestação de Deus na natureza.


Dizem 
- que não se pode acender velas em casa, apenas no Terreiro. Mas isso só se aplica aos filhos de Santo, ou iniciados.

E as pessoas que não querem fazer parte de nenhum templo, ficam sem a força dos Orixás?


Ou terão que fazer uma consulta e pedir que o médium ou dirigente intervenha por ela?


Mais


Condenam sistematicamente oferendas feitas pelas pessoas que não são pertencentes a um templo. Essas oferendas muitas vezes são realizadas com mais respeito e amor do que por iniciados.


Então não posso ir  à cachoeira com muito amor, banhar-me nas águas de Oxum, deixar em uma pedra um lírio amarelo e uma vela branca, pedindo equilíbrio físico e espiritual?


Preciso que o Pai de Santo me leve  faça um, ritual complexo, do qual talvez eu nem me emocione, para sentir as vibrações amorosas de Mamãe Oxum, em seu reino de paz, que é um rio ou cachoeira?


ACHO QUE NÃO!!!


Trabalhos complexos e casos complicados com muitas demandas  exigem a experiência de um médium preparado, ou melhor de uma corrente preparada. Fora isso não monopolizem a benção de mamãe Oxum na cachoeira, a de mamãe Iemanjá no mar, a de Pai Oxóssi nas matas e a de todos os Orixás em seus reinos!!!!!!!!




IMPORTANTE
Só acendam velas em local seguro, em recipientes adequados e com todos os cuidados, seja em sua casa ou na natureza.
Cuidem para não poluírem os sítios da natureza com oferendas, recolham tudo após  o término de queima das velas.