sábado, 18 de fevereiro de 2012

ASSENTAMENTOS COLETIVOS





EM ALGUMAS CASAS EU VI ASSENTAMENTOS COLETIVOS DE ORIXÁ ISSO É CERTO?

Absolutamente certo é a resposta!
Observem a foto acima, africana.
Uma senhora está segurando o Exú guardião da casa. Temos em madeira o Exú propriamente dito, a bacia para guardar os axés, (dentro dela os apetrechos e segredos), um fio de contas (quer dizer um colar mágico) um patuá e mais nada! Pronto! Está completo e perfeito o Orixá Exú.

Mas há um detalhe importantíssimo! Aquele é o único assentamento da casa de Exú!!!!!!!!!!
Todas as pessoas que ali passam, ali vão, deixam a Ele seu presente, seu agradecimento, seu pedido!!! Ele trabalha para todos e todas, sem excessão!
Isso se chama Ojubó, isto é, Orixá coletivo.

Vou dar um exemplo bem brasileiro.
Quando vamos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, ali existe uma imagem pequenina, que é a imagem principal de Nossa Senhora e fica dentro da Basílica.
A força (o axé) daquela imagem não é menor por causa do tamanho dela, mas sobretudo porque todas as pessoas que vão ali REZAM PARA ELA - para aquela pequena imagem.

Todos nós podemos comprar imagens iguais, parecidas, maiores ou menores na feirinha da Igreja, mas a IMAGEM MILAGROSA É AQUELA ÚNICA. PORQUE???

Porque ela é um OJUBÓ.

Quanto mais pessoas rezarem juntas para aquela imagem, para aquele Ojubó, mais forte vai ficar sua energia, seu axé.

Ojubó podem ser de diversos Orixás.
Em minha casa temos Ojubó de Exú e de Ogum no portão, na entrada, e todos podem entrar e fazer seus pedidos e agradecimentos.
Se as casas cultuassem Orixá dessa forma, em Ojubós, só precisaríamos de 16 assentos coletivos e mais nada. Então todas as pessoas de Omolu, por exemplo, cuidariam do mesmo Omolu pediriam a ele as mesmas coisas e a força dele seria ainda muito maior, entenderam?
Isso sem falar na ECONOMIA que seria de dar comida a apenas um Ojubó de cada vez e não ficar matando e dando comida a centenas de assentamentos individualmente.
PENSEM NISSO.
Abraços,
Obàtundè.
http://falandodecandomble.blogspot.com/2009/12/ojubo-assentamento-coletivo-grande.html

Opnião por
Obàtundè
Serra da Cantareira, SP, SP, Brazil
Zelador de Orixá.
do site http://falandodecandomble.blogspot.com