segunda-feira, 23 de maio de 2011

EXÚ, O PRIMEIRO A COMER

Exu é o primeiro orixá a ser louvado no candomblé, porque representa o principio do movimento.

Uma vez acionado é preciso controla-lo, como se sabe com respeito a qualquer movimento.

Como a fome é um dos motivos que levam o homem a se mover em direção a um objetivo, Exu come demais.

E por comerem as plantações, é que as formigas sao tidas como sendo de Exu e a terra dos formigueiros também.

Ele é compreendido na África como um deus do movimento (nada a ver com o diabo cristão, embora o sincretismo o associe assim, no Brasil), que come tudo que pode, e que é "quente".

Exu mora nas encruzilhadas (a idéia é "o que é mas não é", sempre. Uma encruzilhada a princípio não é caminho algum e ao mesmo todos eles, certo?)

 Os pés de qualquer animal também sao de Exu, segundo os africanos.

E Exu é controvertido, porque tem um gênio travesso (Em Cuba, por causa disso ele é o Menino Jesus) e faz o que lhe pedem.

A Energia de Exú( a energia movimentada por Exú está acima dos conceitos limitados e tendenciosos de bem e mal)  movimenta-se  apontando o pênis(força, desejo, energia, início, movimento) pro lugar onde quer ir.

Não existe lugar, no passado, presente ou futuro a que Exu não possa ir.

Existe um oriki (verso sagrado) que diz, inclusive, que "Exu mata ontem um passarinho com pedra que atirou hoje para o amanha."

Exu também é associado à sexualidade, a segunda fome humana.

O dia da semana: segunda-feira
(o primeiro dia na semana ioruba , que tem 4 dias, também).

Existem infinitos avatares de Exu, e mitos muito bonitos também.

Um deles, de que eu gosto muito conta que

"Exu, filho primogênito de Iemanjá com Orunmilá, o deus da adivinhação e irmão de Ogum, Xangô e Oxóssi, era voraz e insaciável.
Conseguiu comer todos animais da aldeia em que vivia. Depois disso, passou a comer as árvores, os pastos, tudo que via até chegar ao mar. Orunmilá previu então que Exu não pararia e acabaria comendo os homens, e tudo que visse pela frente, chegando mesmo a comer o céu. Ordenou então a Ogum que contivesse o irmão Exu a qualquer custo.
Para conseguir isto, Ogum foi obrigado a matar Exu, a fim de preservar a terra criada e os seres humanos.
Mas mesmo depois da morte de Exu, a natureza, os pastos, as árvores, os rios, tudo permaneceu ressecado e sem vida, doente, morrendo.
Um babalaô (representante de Orunmilá na terra) alertou Orunmilá de que o espírito de Exu sentia fome e desejava ser saciado, ameaçando provocar a discórdia entre os povos como vingança pelo que Orunmilá e Ogum haviam feito.

Orunmilá determinou então que em toda e qualquer oferenda que fosse feita pelos homens a um orixá, houvesse uma parte em homenagem a Exu, e que esta parte seria anterior a qualquer outra, para que se mantivesse sempre satisfeito e assim possibilitasse a concórdia".

http://astrologiaetarot.planetaclix.pt/orixas.htm