terça-feira, 8 de março de 2011

Iyalorixá Tina de Souza



Tina de Souza, psicóloga clínica, Iyalorixá do Templo Guaracy do Brasil, professora convidada da Universidade de São Paulo, conferencista em vários paises como Brasil, EUA, Canadá e Europa.

Criadora da teoria Inconsciente Primário – Sistema Integrado (IPSI) e fundadora do Instituto Internacional IPSI, em Genebra-Suiça, desenvolve vários cursos sobre Psicologia e Espiritualidade de uma maneira extraordinariamente profunda e esclarecedora.
Esse sistema tem como base fundamental a fusão da Psicologia, Espiritualidade, os Elementos da natureza: Fogo, Terra, Água e Ar e seus dezesseis Elementais, proporcionando uma nova perspectiva do entendimento da prática clínica de maneira profunda e eficaz.Tina de Souza e conhecida internacionalmente pela sua capacidade de diagnosticar e tratar problemas de fundo psicologico e ou espiritual. Tem como formação e desenvolvimento espiritual os ensinamentos do Templo Guaracy do Brasil os quais a levaram ao titulo de Iyalorixa.


Atualmente escreve um livro sobre as dezesseis diferentes depressões relacionadas aos dezesseis Orixás quando em desequilíbrio.


Elemento Terra:* Obaluaiê (Transformação)
* Oxossi (Revelação/Seleção)
* Ossãe (Encantamento/Cura)
* Obá (Permeabilidade/Compaixão)

Elemento Água:* Nanã Buruquê (Princípio Feminino/Fonte)
* Oxum (Princípio Maternal/Continuação)
* Yemanjá (Fertilidade/Renovação)
* Ewá (Renascimento/Despreendimento)

Elemento Ar:* Iansã (Expansão)
* Tempo (Consciência)
* Ifá (Sabedoria/Liberdade)
* Oxalá (Luz Espiritual/Síntese)



 Os quatro Orixás do Elemento Fogo:
Elegbara,
Ogum,
Oxumarê
Xango.

“O Elemento Fogo está relacionado com a libido e impulso (Elegbara), movimento contínuo (Ogum),
composição e direção (Oxumarê),
realização ou cristalização (Xango).

Elegbara é a primeira qualidade ou Elemental do Elemento Fogo.
É o propulsor do impulso primário que atua sobre os planos psíquico, físico, energético, vibratório e espiritual.
Existem duas consciências que compoem esse Elemental: a consciência masculina que corresponde os Exús e a consciência feminina que corresponde as Bombogiras.
Quando há o desequilibrado em Elegbara, o indivíduo apresenta alguns sintomas psicológico, como por exemplo o silêncio e a apatia.
O silêncio se torna a sua “fala” e a apatia o seu “descanso”.
O excesso de pensamentos causa conflitos internos angustiantes causando muitas vezes ambivalência de comportamento.
No aspecto psicológico é importante ouvir o seu silêncio para tirá-lo da alienação, acolher seus pensamentos causadores de conflitos ajudará a diminuir a angustia, fascilitando uma nova consciência no que diz respeito à prioridades.
Espiritualmente o re-equilíbrio de Elegbara poderá ser dado através de rituais específicos, dependendo o Elemento que causou o desequilíbrio. Exemplo: Se for excesso de “fogo” é importante que nas oferendas ou rituais tenham componentes correspondentes aos Elementos Terra e Água como antagonistas.
Existem situações que é necessário usar o excesso do excesso do fogo como aliado para o re-equilíbrio.
As vezes as pessoas confundem quando dizem que estão sentindo falta do Elemento Fogo em suas vidas porque não se sentem entusiasmadas, por exemplo.
No entanto pode ser a falta do Elemento Ar.
É atraves desse Elemento que o fogo será ativado.
Por isso é importante saber quando utilizar o Elemento Ar para re-equilibrar o fogo, porque muitas vezes acaba desequilibrando ainda mais”.
Tina de Souza

Tina de Souza – ipsi.brasil@gmail.com
www.tinadesouza.com
http://cantodoaprendiz.wordpress.com/2010/02/01/iyalorixa-tina-de-souza/