A Umbanda Esotérica trabalha frequentemente com a energia dos Orixás, muitas vezes sem a incorporação.
- Invocação Oxalá e linha do oriente:
Essa Energia baixa raras vezes e só faz, quando encontram um médium em excelente estado mental, e moral, o que é raro em nossos dias.
Representa uma vibração que é responsável pela energia da paz, também associada ao elemento masculino – YANG. É responsável por reger o chacra coronário e está relacionado ao corpo mais superior do espírito, sétimo corpo espiritual (“ÁTMICO”- SOL). Signo de Leão.
Os filhos de Oxalá são pessoas calmas, dignas de confiança, reservadas, e tem muita força de vontade. Colar de contas: é branco. Sítios Sagrados: matas, cachoeiras, mar, jardins; em todos os lugares.
faz a distribuição ou "descida" vibratória das outras linhas e entidades. Adequado se cantar no inicio dos trabalhos e nas situações que requerem atuação do chamado agrupamento do oriente e dos médicos do astral.
Ex. fixar agrupamento do oriente, plasmar ala médica e instrumentação cirúrgica no astral.
- Invocação Yemanjá:
Está ligada ao elemento água e ao elemento feminino –Yin. Porém, Oxalá não é Jesus e nem Yemanjá e nossa Senhor. Essa energia está associada à lua e às mares, representa sensibilidade, emoção e está ligada ao chacra frontal e ao corpo budhico. Signo de Câncer.
Orixá dos mares, das águas salgadas. Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe. Senhora da Calunga Maior(mar), portanto grande absorvedora de energias negativas. Os filhos de Yemanjá são voluntariosos, fortes, rigorosos, protetores, altivos e algumas vezes impetuosos e arrogantes, se fazem respeitar e são justas, bastante formais, põe em prova as amizades, são sérias e maternais. Ganham dinheiro com facilidade (quando não tem, aparece), não aparentam a idade que tem, gosta do poder.
Traduz a sua vibração em paz e harmonia. Protetora da família, dos laços familiares. Reino: mar. Cores: azul claro ou branco transparente. Elemento: água. Dia da semana de maior vibração: sexta-feira. Planeta: Vênus. Sincretizada com N. Senhora da Glória tem o seu dia comemorado em 15 de agosto.
Modo de atuarem: Os fluídos de ligação dessa Energia vêm pela cabeça, braços e joelhos. Balançam o corpo do médium suavemente, levantando os braços no sentido horizontal, flexionando e tremulando as mãos, balançando a cabeça, tomando o controle do médium. Gostam de trabalhar com água salgada ou de mar. Colar de contas: amarelo
Sítio Sagrado: mar.
limpeza magnética do ambiente do trabalho, médiuns e consulentes pelo povo d'agua.
Ex: após desmanchos, desobsessões, demandas, manifestação de espíritos sofredores mais cansativas, e sempre que se precisar fazer uma harmonização do grupo. Yemanjá pode ser invocada também nos casos que se requer fixar no campo vibratório de uma consulente o sentimento de maternidade – conflito entre mãe e filho.
- Invocação Oxum:
harmonização exaltando o sentimento de amor incondicional que acompanha a vibração deste orixá.
Ex: casal em desavença por gravidez recente ou por tentativas de engravidar frustradas.
- Invocação Oxossi:
Ligados à natureza e as florestas, à cura e à força Prânica, relaciona-se com o chacra esplênico e ao corpo duplo etérico, que é responsável pela harmonização das energias da aura. Orixá da saúde, prosperidade, força, energia (ligada a saúde), farmacopéia (farmácia), nutrição É o “caçador” do Axé. Representado pelos Caboclos e Caboclas.
Os filhos de Oxossi são pessoas espertas, rápidas, donos de notáveis agilidades sempre alertas e em movimentos, com muita iniciativa, sempre em busca de novidades, grande senso de responsabilidade e cuidado com a família. Meio fechados, gostam de viver no seu próprio meio. Gostam de contemplar a natureza. Geralmente são pessoas desconfiadas, mas que quando confiam são amigos fiés. Trabalhadores incansáveis.
Reino: mata. Cor: verde (todos os tons e branco). Os tons de verde variam de acordo com a origem do Caboclo. Elemento: terra. Dia na semana de vibração maior: quinta-feira. Planeta: Vênus. Signo de Libra e Touro. Sincretizado com São Sebastião, tem o seu dia comemorado em 20 de janeiro.
Modo de atuarem: Essas Energias são suaves, em suas apresentações e cheios de brilhos. Jogam seus fluídos pelas pernas com tremores e ligeiras flexões das mesmas. Juntam os dedos polegar e médio e impõe o indicador para dar a impressão de uma flecha. Geralmente, fazem danças como se estivessem em um ritual indígena. Colar de contas: azul. Sítio Sagrado: matas.
curas e cirurgias astrais.
Ex: consulente com câncer. Pode ocorrer a atuação desta vibração em trabalhos desobsessivos através dos chamados caboclos flecheiros – jurema, cobra coral.
- Invocação Xangô:
Sua vibração está relacionada com o chacra cardíaco e no corpo mental inferior, traduz justiça, equilíbrio e verdade. Os filhos de Xangô são voluntariosos e enérgicos, altivos e conscientes, não toleram contrariedade, nesses casos são violentos e incontroláveis. Xangô está associado ao trovão e seus filhos possuem senso de justiça muito apurado, rigidez de pensamento, são pessoas metódicas, equilibradas e tem facilidade no estudo.
Orixá da justiça e do conhecimento (estudo de maneira geral), equilíbrio das forças de um modo geral, ligadas a questões de Justiça. Sincretizado com São Jerônimo, tem o seu dia comemorado em 30 de setembro.
Encontramos também outras datas de comemoração porque este Orixá foi sincretizado com outros Santos Católicos, em função de seus desdobramentos, a saber:
Xangô Alafim-Eché (São Jerônimo - 30 de setembro),
Xangô Abomi (Santo Antônio - 13 de junho),
Xangô Alufam (São Pedro - 29 de junho),
Xangô Agodô (São João Batista - 24 de junho),
Xangô Aganju (São José - 19 de março)
Xangô D'Jacutá (sem sincretismo - Regência geral da Linha de Xangô).
Força da natureza que rege: trovão. Cores: marrom, cinza e ainda o roxo. Elementos: ar e terra. Dia da semana de vibração maior: quarta-feira. Planeta: Júpiter. Signo de Peixes e Sagitário.
Modo de atuarem: Essas Energias se entrosam no Corpo Astral, de maneira semi-brusca, refletindo em arrancos no físico. Suas vibrações atingem logo o consciente do médium, forçando-o a cruzarem os braços e comprimi-los no peito.
Suas veias no pescoço se alteram com aceleração pronunciada no ritmo cardíaco, a respiração fica ofegante, até normalizarem seu domínio físico. Colar de contas: verde. Sítio Sagrado: matas e pedreiras.
verificação de causas pretéritas, traumas do passado que estão necessitando de equilíbrio e é justo conforme a lei do carma e ocorrências que estão desrespeitando o livre arbítrio do consulente.
Ex: pânico de elevador porque numa vida passada caiu de um telhado. Espíritos obsessores se aproveitam disto e aumentam o mal estar - essas informações geralmente são fornecidas pelos guias através de um médium ou diretamente pelo dirigente, quando ele não recebe direto do astral pela clarividência ou incorporação.
- Invocação Ogum:
Possui vibrações mais intensas que se assemelham ao chacra estomacal e esta na posição do corpo astral de emoções fortes e passionais. Os filhos de Ogum representam pessoas enérgicas, briguentas, perseguem seus objetivos e são sempre vitoriosos, de humor mutável, vão da fúria à tranqüilidade em curto espaço de tempo, são impetuosos arrogantes, são francos e sinceros, não pensam duas vezes antes de falar, acabam ofendendo devido sua franqueza. Temperamento forte, determinados e batalhadores.
Orixá da energia (ligada a atitude), perseverança, vencedor de demanda, persistência, tenacidade, renascimento (no sentido de capacidade de se reerguer). Reino: Orixá sem reino específico, que atua na defesa de todos os reinos em função A Energia de Ogum está em todos os lugares.
Cor básica: vermelha e branco. Sincretizado com São Jorge, tem o seu dia comemorado em 23 de abril. Elemento: fogo. Dia da Semana de vibração maior: terça-feira. Planeta: Marte. Signo de Áries e Escorpião.
Desdobramentos Principais de Ogum
Ø Ogum Megê – vermelho, branco e preto (trabalha em harmonia com Omulu, na entrada da calunga pequena - cemitério).
Ø Ogum Rompe Mato – Vermelho e verde (trabalha em harmonia completa com Oxossi, na entrada da Mata. Podendo ser cultuado tanto na terça-feira, dia de Ogum, quanto na quinta-feira, dia de Oxossi)
Ø Ogum Beira-mar – Coral (trabalha na orla marítima em harmonia com Iansã e Iemanjá).
Ø Ogum Iara – azul claro e vermelho (trabalha na cachoeira em harmonia com Oxum).
Ø Ogum de Lei – vinho e branco (trabalha com as Almas em harmonia com Xangô, Omulu, Oxum e Ogum Iara)
OBS.: Os demais Oguns encontrados mais raramente dentro dos terreiros de Umbanda, são desdobramentos destes principais Chefes de Linha, exemplo: Ogum 7 Ondas (desdobramento de Ogum Beira-Mar).
Modo de atuarem: Essas Energias vibram com força sobre o Corpo Astral, fixando seus fluídos pelas costas e cabeças, com respiração ofegante tomam o controle do físico do médium. Geralmente, dão uma espécie de brado que num bom aparelho se entende bem as duas sílabas da palavra OG-UM, como invocação à Vibração que o ordena.
Esses Espíritos gostam de andar de um lado para o outro e falam de maneira forte, quando realmente for necessário. Demonstram vigor e são vencedores de demanda. Colar de contas: vermelho. Sítio Sagrado: matas.
as entidades desta linha irão realizar o trabalho de demanda, lutar contra as falanges das "sombras", se antepor frontalmente aos feiticeiros do umbral inferior, criando uma barreira vibratória magnética do astral.
Ex: consulente magiado. “Confronto” com a organização contratada no submundo astral que fez o trabalho. Invocamos o Orixá Ogum. Os Caboclos da vibratória se manifestam. Se necessário,são utilizados os elementos materiais: fogo, pólvora, água...
- Invocação Omulu: todo trabalho de alta magia, liberação dos guardiões –Exus- é feito por esta vibratória.
Ex: consulente está perturbado em conseqüência de um trabalho de magia negativa realizada com sacrifício animal em porta de cemitério, fazendo com que ele não durma e sinta dores generalizadas pelo corpo.
- Invocação Iansã: deslocamento e mudança
Ex: remoção de grupo de espíritos sofredores ou mudança de padrão mental do consulente – rigidez de opinião.
- Invocação Nanã: após trabalhos “pesados” de contra-magia, desmanchos, que foram liberados de escravidão muitos espíritos.
Ex: espíritos escravos de uma organização trevosa foral soltos e não sabem que estão desencarnados. A vibração de Nana os acolhe no mundo espiritual como uma grande mãe acolhe seus filhos no seu colo.
Encerramos este tópico dizendo que todas as entidades ligadas a cada Orixá trabalham em conjunto e ao mesmo tempo no atendimento com apometria e a movimentação destas falanges se dá sempre que necessário baseado no merecimento do consulente.
Assim, este tipo de trabalho mediúnico inevitavelmente é de uma universalidade convergente atemporal. Ou seja, quando entramos no campo energético de um consulente, estamos interagindo com seu espírito que já teve milhares de encarnações em várias épocas e condições diferentes na Terra. Nós temos que ter o coração aberto para todo o tipo de manifestação e de forma alguma devemos tecer julgamentos sobre a dor de quem quer que seja, pois do nosso passado não sabemos. Cremos que a Umbanda é a mais rica e propiciatória religião mediúnica à pesquisa do espírito eterno com a técnica chamada apometria exatamente pela sua essência: o amor universal que se perpetua pelos tempos imemoriais.
http://choupanadocaboclopery.blogspot.com/2010/10/invocacao-dos-orixas-na-apometria.html
http://luzdeesperanca.no.comunidades.net/index.php?pagina=1396115359