.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

IKÚ E A ANCESTRALIDADE

O Deus que possui a função de exercer o poder da morte chama-se Iku, trata-se de uma dinvidade masculina, não existe culto direto a Iku e por esta razão ele deve ser cultuado através dos mortos, masculinos ou femininos, por Orô ou Iyámi, por Egúngún ou Elerikô. Afirma a tradição que Iku começou a matar depois que viu sua mãe ser espancada e morta na praça do mercado, sendo depois dominado por seus que conseguiram que ele comesse o que lhe era proibido. Quem ensinou como anular a atividade de Iku, foi sua mulher chamada Olójòngbòdú. Nos conta assim, um fragmento do verso do Odù Òyèkú Méjì: "....Quando Ìfá falou sobre Olójòngbòdú, a mulher de Ìkú que foi chamada logo cedo pela manhã, foi perguntado o que seu marido não poderia comer, que o tornasse incapaz de matar outros filhos das pessoas? ela disse que Ìkú, seu marido, não poderia comer ratos,pois se comesse, suas mãos tremeriam sem parar; Ela disse que Ìkú, seu marido, não poderia comer peixe, poi se comesse, seus pés tremeriam sem parar ; Ela disse que Ìkú, seu marido, não poderia comer ovo de pata, pois se comesse, ele vomitaria sem parar..." Outro método de enfraquecer a atividade de Ìkú é registrado no oráculo de Ifá, através do modo como Èsù subornou o filho de Ìkú, para que este revelasse o modo como Ìkú matava, Omòikú então revela que seu pai, matava através de sua clava, tornando-se fraco sem este instrumento, o qual Èsú com a ajuda do Ijàpàá, esconde. "... Ijàpàá gbé òrúkú l'owó ikú..." ( o cágado retira a clava das mãos de Ìkú ). Posteriormente, Ìkú faz um pacto com Òrúnmilá, através da condição dele ajudá-lo a recobrar a sua clava; então, Ìkú só levaria antecipadamente aqueles que não se colocassem sobrê a proteção de Òrùnmilá. Outro texto do Odù Ìròsùnsè, nos conta como Orí e Òrùnmilá, impediram a atuação de Ìkú sobre a cabeça de alguém.

http://obakeloje.webs.com/exueancestralidade.htm

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

POR QUE "FAZER O SANTO", NA SANTERIA

Escrito por Osvaldo Shangó

Todas as pessoas existentes no nosso planeta não estão destinadas a "fazer santo" o kari osha como e a sua autentica denominação em dialecto arausa. Só algumas pessoas específicas, que são orientadas invisivelmente para este sagrado passo. O fazer santo não leva a pessoa a deixar de ser como e, ou que tenha que modificar drasticamente os seus hábitos de convivência social. Nem renunciar a sua condição humana natural, como assim sucede com os Sacerdotes Católicos e outros Sacerdotes de líneas mais exigentes.
Todo ao contrario.

Quem chega a esta sagrada união experimenta gradualmente muitas mudanças ou modificações em todo seu redor, na sua saúde e na sua psicologia, todo isto a favor do interessado, convertendo-se em um ser pleno, socialmente útil, com um guia que lhe levará por toda a sua vida com mais conhecimento dos eventos que estão por acontecer no seu percurso. Geralmente quem tem que "fazer santo" e pelas seguintes razoes:

1.- Por destino, karma ou cumprimento espiritual.
2.- Por desordens emocionais, físicos e sociais extremamente incontroláveis.
3.- Por estabilidade peral na sua vida.
4.- Para evitar perigos inesperados marcados no seu destino.
5.- Por amor e entrega-se a uma missão.
6.- Por protecção em geral.

Todo Olosha ou Santeiro quando se inicia, experimenta, gradualmente, uma mudança e metamorfose total na sua vida, que vai desenvolvendo paulatinamente e em silencio durante os cinco anos posteriores a sua iniciação. Vai alcançando a harmonia amealhada através de disciplinas, fórmulas e conselhos que se oferecem como Sacerdote. A vida muda favoravelmente em todas as ordens.

É um soberano erro crer que quando chega esta união está protegido absolutamente de todos os eventos marcados e irreversíveis no nosso destino individual. A Santeria, se envolve num apoio que sustêm para evitar os efeitos danosos que esses eventos, mas não para retira-los radicalmente de nossas vidas. Tampouco serve para tapar feitos ou atitudes anti sociais. A Santaria tem poder para mudar os maus hábitos, não para suster ou aprovar com cumplicidade.

Muitos crêem, erradamente, que fazendo santo transforma-se em super-homem ou super mulher e isto não e certo. Quem propaga esta lamentável informação propagandística, só engana e transmite uma falsa imagem de nosso ofício místico.

A Santaria está para criar, como mãe Absoluta do Misticismo Yoruba, a homens e mulheres socialmente úteis e para estabelecer uma ordem que proporcione equilíbrio e uma felicidade especial, sem se saber entender os códigos e normas a que estamos sujeitos todos os seres humanos neste plano terreno.

A Santaria, facilita igualmente, com todo o interior, um crescimento espiritual incomparável que faz o ser humano que admite uma personalidade diferente ao comum denominador existente.

Osvaldo Shangó e traduzido por Oni Olorum
http://www.centroanastacia.com/news/santaria_fazersanto.htm

PRECEITOS DO BORI

PRECEITOS APÓS EBÓS E BORI

Não comer carne vermelha
Não comer frios
Não tomar café
Não tomar coca cola
Evitar também frutas acida exemplo o abacaxi...
Não comer carne de porco nem seus derivados
Não passar debaixo de escadas ou arame farpado.
Procurar usar roupas de cor clara.
Cobrir a cabeça (lenço ou boné) para sair no sereno, sol, chuva, evitando também horas de pico 03Hrs, 6Hrs, 12Hrs, 15Hrs, 18Hrs, 00Hrs.
Não ir a cemitérios, hospitais, farmácias, bares, igrejas, salões de festas.
Não beber bebidas alcoólicas e jamais fazer sexos.
Não falar palavrões e pensamentos ruins.
Antes de dormir rezar e depois que for levantar-se também.
Não comer pimentas ou condimentos fortes como azeite de dendê, óleo de pequi.
Não sentar imediatamente quando uma pessoa se levanta.
Não cumprimentar pegando nas mãos ou abraçar pessoas durante o preceito.
Se for fumante evitar fumar em lugar fechado.
Não assobiar e nem estralar os dedos.
Evitar banhos muito quentes na cabeça.
Em caso de precisar ir a hospitais ou farmácias, após entrar em contato com seu zelador.

http://paitandy.no.comunidades.net/index.php?pagina=1762775259

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ