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POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

BABA EGUNS

ALGUNS BABA EGUNS QUE VEM NOS CAMINHOS DOS ORIXÁS


BABA EGUN LAPORIÓ - Este Baba Egun vem nos caminhos de Exú. É um egun muito perigoso
quando não cultuado de acordo com suas vontade e fundamentos é trabalhador, gosta de limpar os
caminhos das pessoas, tira doenças e feitiços.Costuma trazer sorte nas loterias.

BABA EGUN SENGRÉ - Este Baba Egun vem pelos caminhos de Ogún, muito guerreiro e não foge a
uma luta para tirar seus protegidos das perseguições, ajudam muito os militares, policiais desde que
estejam corretos, quando se zanga pode colocar pessoas na cadeia quando estas cometem atos
incorretos.

BABA EGUN OKIN - Este Baba Egun vem nos caminhos de Òxóósi, traz fartura é caçador, gosta de
ser bem tratado, gosta de comer espigas de milho enfeitadas com fitas coloridas, mingau de farinha de
acaçá doce, frutas doces, acaçás passados no açúcar cristal; seu axó é feita do couro do leopardo.

BABA EGUN BAKABAKA - Este Baba Egun vem nos caminhos de Omolú, quando bem tratado gosta
de tirar as moléstias das pessoas, pragas, perseguições de quiúmbas e quando aborrecido traz doenças
é muito feiticeiro costuma tirar as feitiçarias de todos aqueles que lhe pedem.

BABA EGUN ALAMPALÁ - Este Baba Egun vem pelos caminhos de Òya e Obaluawe, traz muita
prosperidade, gosta de participar dos ebós, abre caminhos e vence demandas.Quando se da comida a
ele costuma aparecer um vento tipo rodamoinho marcando a sua presença. É carregador de ebó e
acorrenta os quiúmbas que costumam perseguir ás pessoas.

BABA EGUN XEMBÉ - Este Baba Egun vem nos caminhos de Oxumarê, traz riquezas, progressos, dar
intuições artísticas, livra quem lhe pede ajuda das traições. Quando come as pessoas costumam ouvir
o sibilar da cobra.

BABA EGUN BAMBUXÊ ADINÔMODO - Este Baba Egun vem pelos caminhos de Xangô, livra as
pessoas de problemas de justiça e das injustiças que aparecem no dia a dia da vida de cada ser
humano. Ajuda os políticos e pune quem não cumpre corretamente seus afazeres dentro da política e
da justiça. È muito bom quando bem tratado.

BABA EGUN OMITODÔ - Este Baba Egun vem nos caminhos de Iyemonjá, também se ouve falar
que vem nos caminhos de Osún.Protege contra enchentes e maremotos, quando bem tratado
costuma trazer riquezas, esse Baba egun protege os viajantes por mar. Quando come o mar
fica agitado.

http://www.lendas.orixas.nom.br/classificados/ebooks/013_cursodeintroducaoaocandomble.pdf

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AS RELIGIÕES TRADICIONAIS DA ÁFRICA

As religiões tradicionais africanas também referidas como religiões indígenas africanas, englobam manifestações culturais, religiosas, espirituais e indígenas no continente africano, há uma multiplicidade de religiões dentro desta categoria.

Envolvem ensinamentos, práticas e rituais que fazem a estrutura das sociedades nativas africanas, refletem concepções locais de Deus e do cosmos. Mesmo dentro de uma mesma comunidade, pode haver pequenas diferenças de percepção do sobrenatural.

São religiões que não foram significativamente alteradas pelas religiões adotadas mais recentemente (cristianismo, islão, judaísmo e outras).
Estima-se que estas religiões sejam seguidas por aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo território africano.

Os africanos tradicionalistas quase sempre reconhecem a existência de um Deus Supremo como um "Demiurgo" que criou o Universo (Olodumare, Olorun, Ifá, etc).


São definidas em grande parte por linhagens étnicas e tribais, como a religião yoruba da África Ocidental sendo a mais influente.

Religiões tradicionais africana na DiásporaUma parte da Mitologia Africana foi levada para as Américas pelos africanos escravizados, as que mais se tem notícia são:
a mitologia fon daomeana,
mitologia yorubá,
mitologia igbo,
mitologia fanti,
mitologia ashanti,
mitologia angola,
mitologia congo,
mitologia bantu, que mais tarde tornou-se uma mitologia mestiça nas religiões afro-americanas,
religiões afro-cubanas,
religiões afro-brasileiras.

A mitologia fon daomeana que cultua os Vodun no Vodun da África Ocidental
foi para as Américas e Caraíbas formando assim as religiões do Vodou haitiano no Haiti e República Dominicana,
Regla de Arará em Cuba,
o Voodoo nos Estados Unidos,
Obeah na Jamaica e Trinidad e Tobago,
Winti no Suriname,
e o Candomblé Jeje no Brasil.

A mitologia congo
é mais frequente ser encontrada na diáspora africana de diversos países,
na Kumina da Jamaica,
na Regla de Palo em Cuba,
noa Voodoo dos Estados Unidos
e no candomblé bantu no Brasil.

A mais conhecida é a dos Orixás mitologia yorubá,
onde se encontra a gênese de religiões como
a Santeria ou Lukumí através da Regla de Ocha,
Candomblé ketu e de várias nações,
Xangô do Nordeste,
Batuque,
Xambá,
Omolokô,
Umbanda (e suas vertentes),
Quimbanda e outras.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_tradicionais_africanas

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