.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ebó para o orixá Oxumaré

Oxumaré é um orixá não cultuado pela umbanda e presente nos cultos de nação. É muito oferendar Oxumaré para todos os aspectos da vida que necessitam de renovação.

Oferenda para Oxumaré trazer mudanças com transições suaves e positivas em todos os aspectos da vida (melhora financeira, novos amigos, mudança de casa, cidade ou emprego, novos amores, saúde, equilíbrio emocional, etc)

Você vai precisar de:

3 batatas doce (roxa ou branca) cozidas com a casca só em água até ficarem macias
3 bananas (qualquer tipo) grandes
3 ovos (1 cru e dois cozidos por 10 minutos)
250g de mel

Espere esfriar, descasque os ovos cozidos e as batatas. Adicione o ovo cru, amasse tudo com as mãos delicadamente, pedindo o que deseja.
Coloque tudo em um alguidar previamente lavado e regue com mel, entregue em uma cachoeira, rio ou mata.

Adicionais:
1 vela amarela,
1 vela verde,
1 vela preta,
1 vela branca,
1 vela rosa,
1 vela laranja,
1 vela branca

Todas em volta do alguidar

7 copos de água mineral, em volta das velas.

Detalhes: final da lua nova para crescente, se possível terça feira ou domingo.
Tomar um banho de descarrego 1 dia antes com: pétalas de 1 rosa branca, 3 folhas de louro e 1 galho pequeno de alecrim.

Imagem 
http://vodunabeyemanja.blogspot.com/2010/03/ervas-e-suas-funcoes-ritualisticas.html

domingo, 22 de janeiro de 2012

Paramentos e objetos de Iansã/Oyá

camiseta de Iansã


bonequinha Iansã
Vodu Oyá




paramento de Iansã
paramento Oyá - Iansã


espada de Iansã
espada de Oyá em forma de raio


par de chifres


eruexim


corrente de ibá de Oyá

abano de Oyá


adé de Iansã/Oyá






Nos sites
camiseta
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-213618163-camisetas-de-orixa-ians-_JM
boneca
http://www.tropicalbr.com.br/portugues/orixas.html
Paramentos
http://www.srita.com.br/DetalheProduto.aspx?ID=4117
espadas
http://www.atelierdoxe.com.br/acervo/produto.php?item=espadas&produto=8
Vodu
http://ferramenteira.wordpress.com/category/oya/
chifres/eruexim/corrente/adé/abano
http://ferramenteira.wordpress.com/category/oya/

AS IABÁS E A ÁGUA

Iabá, Yábá - Divindade feminina, ou constituída de energia predominantemente feminina - passiva - yin - lunar - orixás do Candomblé, Umbanda, Omolokô, Santeria


As Iabás mais conhecidas:  Oxum, Oyá, Obá, Yewá, Iemanjá, Nanã


AS IABÁS E A ÁGUA

A água é muito utilizada nas casa de Candomblé. Em muitos ritos ela aparece tendo um significado muito importante, desde o rito do ìpàdé, quando ela é utilizada para acalmar as ajé, até o ritual das águas de Oxalá, quando ela representa a limpeza lustral do egbe.

Colocar água sobre a terra significa não só fecundá-la, mas também restituir-lhe seu sangue branco com o qual ela alimenta e propicia tudo que nasce e cresce em decorrência, os pedidos e rituais a serem desenvolvidos. Deitar água é iniciar e propiciar um ciclo. Diria ainda que as águas de Oxalá pelas quais começa o ano litúrgico yorubá tem precisamente este significado.

É comum ao se chegar a uma entrada de uma casa de Candomblé vir uma filha da casa com uma quartinha com água e despejar esta água nos lados direito e esquerdo da entrada da casa. Este ato é para acalmar Exu e também para despachar qualquer mal que por ventura possa estar acompanhando esta pessoa. Neste caso, a água entra como um escudo contra o mal.

Entre os eboras ou orixás femininos, destacamos aqui Nàna que está associada à terra, à lama e também às águas. Nàna ou Nàna Burúkú ou Nàna Bukú, como é chamada no antigo Dahomé, foi considerada como o ancestre feminino dos povos fons.

Outro orixá feminino associado à água é o orixá Òsun. Oxum tem toda a sua história ligada às águas pois, na Nigéria, Òsun é a divindade do rio que recebe o mesmo nome do orixá.

Oyá ou Yánsàn, divindade dos ventos e tempestades, também está ligada às águas, pois na Nigéria Oyá é dona do rio Niger, também chamado pelos yorubás de Odò Oyá ou "Rio de Oya".

Não diferente dos demais orixás femininos, Yemanjá também está muito ligada às águas. É o orixá que em terra yorubá é patrona de dois rios: o rio Yemonja e o rio Ogun – não confundir com o orixá Ogun, Deus do ferro. Daí Yemonja estar associada à expressão Odò Iyá, ou seja, "Mãe dos Rios".

Resumindo, a água é um elemento natural aos orixás femininos. Não só dentro do culto de Candomblé, mas como em toda a vida, ela é de suma importância pois, como é dito, a água é o princípio da vida.

http://www.guardioesdaluz.com.br/ketudois.htm

Aprenda a fazer o Acarajé de Iansã

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ÀDÚRÀ À ÈSÙ PARA ABERTURA DE CAMINHOS E PROTEÇÃO

Este ÀDÚRÀ é tão simples e lógico que é bom memorizá-la e fazer dela nossa oração diária, bastando para isso rezá-la mastigando pimenta da costa 9 (nove) se for homem e 7 (sete) se for mulher.
Faça esta oração e depois cuspa para frente a pimenta mastigada na boca.



ÈSÙ ONI BODE ODE ORUN OSETURA ENI OMO IYA ENI O MO BABA TI ADI TOJU BI OMO ELEGBARA IWO LA PE LONI WA JE WA LONI YI BI OMO TI NJE IYA RE WARA NITORI ROGBODIYAN ILE AYE PO JOJO OGUN NI WA, OGUN LEHIN ILE AYE OGUN OJOJUMO OGUN ATI YE TO MU OLOMO KI O MA MO OMO RE TO MU ORE DI OTA ARAWON TO MU ENI DU IPO OMO LAKEJI TO JEKI A FE OJU MO NKAN ENI A WA BE BE FUN ABO RE ÈSÙ LALU WA GBO ORO ATI AROYE WA SO WA BABA NJADE LO SO WA TI A PA PADA WA LE WA KI OGUN AYE MA LE RI WA GBE SE ÈSÙ OLO NA ONA TI ESU BA SI ENIKAN KI DI WA SI ONA FUN WA ENITI ÈSÙ BA SI ONARE LO SEGUN AYE SE WANI OLUSEGUN KI OTA MA LE RI NA GBE SE ENI ONA RE BA SI PEREGEDE LONI ALAFIA BABA ORO ÈSÙ ODARA DA ABO RE BO WA LONI ÀSÉ ÀSÉ ÀSÉ



ÈSÙ guardião do Céu OSETURA Aquele que não conhece sua mãe Aquele que não conhece seu pai Mas que recebeu todo cuidado de ADI O dinâmico É você que estamos chamando Venha nos atender hoje Assim que o filho atende sua mãe As intrigas deste mundo estão demais A guerra está na frente, a guerra está atrás de nós O mundo é uma guerra diária A guerra de sobrevivência Que fez os pais desconhecerem seus filhos Que fez os amigos virarem inimigos Que fez pessoas tomarem o lugar dos outros Que fez com que colocassem olho grande em nossas coisas Nós estamos pedindo a sua proteção ÈSÙ, o ouvidor Venha ouvir nossas palavras e reivindicações Proteja-nos ao sairmos de casa Proteja-nos ao voltarmos para casa Que a guerra deste mundo não consiga nos vencer ÈSÙ o dono dos caminhos O caminho que ÈSÙ abre ninguém é capaz de fechar Venha abrir nossos caminhos Aquele a quem ÈSÙ abrir os caminhos será o vencedor na guerra da vida Faça de nós vencedores Que o inimigo não consiga nos vencer Aquele que tem seus caminhos abertos Terá saúde, o pai de todas as riquezas ÈSÙ o imprevisto venha a nos proteger hoje com todas as forças ÀSÉ.

http://obakeloje.webs.com/exueancestralidade.htm

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como pintar imagens de gesso africanas

Aproveite as dicas abaixo para pintar as imagens africanas dos orixás. Basta adquirir o material em lojas especializadas.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

As origens do Candomblé

O Candomblé tal como é organizado no Brasil é bastante diferente dos cultos e tradições das religiões africanas. Nasceu com a chegada dos primeiros escravos ao Brasil, que trouxeram consigo seus deuses e rituais de culto.

“Acredita-se que os primeiros escravos africanos chegaram ao primeiro mundo já em 1502. Provavelmente, os primeiros carregamentos de escravos chegaram em Cuba em 1512 e no Brasil em 1538 e isso continuou até que o Brasil aboliu o tráfico de escravos em 1850 e na Espanha finalmente encerrou o tráfico de escravos para Cuba em 1866. A maioria do três milhões de escravos vendido à América Espanhola e o cinco milhões vendidos ao Brasil num período de aproximadamente três séculos, vieram da costa ocidental da África"

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INICIAÇÃO BANTU: ANGOLA + CONGO

Os rituais da nação Angola começam com o Massangá, que é o batismo na cabeça do iniciado, feito com água doce e Obi; Bori com sacrifício de animais para o uso do sangue (menga); ritual de raspagem, conhecido como feitura de santo; ritual de obrigação de 1 ano; ritual de obrigação de 3 anos, onde muda o grau de iniciação; ritual de obrigação de 5 anos, com o uso de frutas, obrigação de 7 anos, quando o iniciado recebe seu cargo, é elevado ao grau de Tata Nkisi (zelador) ou Mametu Nkisi (zeladora). Após 7 anos de obrigações, será renovado a cada ano com o rito de Obi ou Bori, conforme o caso, e de 7 em 7 anos se repete as obrigações para conservar o individuo forte, se transformando em Kukala Ni Nguzu, que quer dizer um ser forte. Além dos búzios, outro sistema antigo de consulta é o Ngombo, no qual o adivinhador recebe o nome de Kambuna.

http://www.okitalande.com.br/forum/printer_friendly_posts.asp?TID=113

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ebó para Oxum abrir os caminhos para o amor

Antes de iniciar um ebó para abertura de caminhos para o amor é necessário, primeiro, limpar as energias negativas que estejam atuando a vida da pessoa.


Limpeza de Mamãe Oxum


Deve ser feita em lua minguante:
2 litros de água de cachoeira, 1 galho de erva de Santa Maria, 1 punhado de calêndula. Se as ervas forem frescas, lave antes. Deixe de molho na água de cachoeira em uma bacia, jarro ou pote de louça branca ou vidro, com uma vela amarela acesa para Oxum ao lado. Deise por 7 horas e use da cabeça para baixo, após o banho. Coloque roupas brancas ou amarelas limpas.

Fazendo seu Ebó
Agora que já descarregou, faça seu ebó, de preferência no mesmo dia ou np máximo 24 horas.
Cozinhe 5 batatas inglesas sem cascas em água com 3 colheres de sopa de mel. Espere esfriar. Passe pelo corpo da cabeça para os pés sem voltar : uma na frente, outras nas costas, uma no braço esquerdo, outra no braço direito e outra segure entre as mãos na região do coração pedindo saúde, purificação e renovação da vida amorosa.
Coloque em uma travessa e louça branca, amarela ou vidro. Coloque pétalas de duas rosas amarelas e regue tudo com mel. Acenda um avela de 7 dias e deixe em seu quarto ou em ambiente sossegado que não vá ninguém. Quando terminar de queimar a vela, deposite aos pés de uma árvore ou em um arbusto próximo a um rio ou cachoeira.

No dia em que entregar seu ebó na natureza. Tome um banho de atração amorosa na vibração de Mamãe Oxum:

2 litros de água de cacheira, pétalas de 1 rosa amarela, mel.
Faça o banho 7 vezes. Podendo ser 1 por semana. Na semana que for lua minguante, suspenda esse banho e faça o de descarrego citado acima, e na próxima semana continue.

Detalhes
Tente conseguir a água de cachoeira, é importante. Em último caso substitua por água mineral. Tenha em mente o Orixá e respeite com fé durante o processo de limpeza, renovação e atração. Você não pode beber ou ter relações sexuais 1 dia antes e nos próximos 7 dias até arriar o ebó na natureza. 


Na sequência dos banhos, vida normal.

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ