.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

APRENDA A JOGAR BÚZIOS

Curso de leitura e aprendizado ministrado por Mãe Renata D' Iansã
CURSO DE LEITURA DO JOGO DE IFÁ OU JOGO DE BÚZIOS


O jogo de búzios é um oraculo advinhatório de origem africana, existem muitos métodos de jogo, mas eu Mãe Renata faço da seguinte maneira:


_ No arremesso, utilizo 16 búzios todos eles contendo aberturas. Cada búzio cai ou aberto ou fechado, e o conjunto das posições dos búzios irão definir qual o orixá que preside e rege aquele lançamento.

Sempre antes de iniciar o jogo, faço uma limpeza astral e fluidica nas conchas (Búzios) rezo e faço uma louvação a todos os Orixás. Durante os arremessos, converso com as divindades e faço-lhes perguntas de acordo com as dúvidas do consulente, e no modo em que caem os búzios vem a interpretação e as respostas das divindades.

O Jogo de búzios ou a Pratica de Ifá (Deus dos Destinos, Deus da Advinhação), não é apenas uma forma de manifestação religiosa dos Deuses (Orixás) e povos Yorubas que ficou sendo conhecido no Brasil como Candomblé de Nação (Nago, Jeje, Ketu, Angola etc.), é um sistema bem profundo aonde a Ciência, Filosofia e a Religião andam juntos independente de nação.
O Oráculo Africano ou Oráculo de Ifá, é um sistema muito bem estruturado, possui 16 signos principais, estes signos são chamados de Odús, que são ligados a aspectos de destino pessoal na terra, infortúinos, boa sorte, personalidade, caráter de cada ser humano.
Somente um iniciado tem os conhecimentos e o concentimento da prática do Jogo de Ifá ou Jogo de Búzios como queiram chamar.


Esta é uma pratica passada de pai pra filho, onde fui iniciada pelo meu Baba Pai Edson D' Oxosse, um sacerdote de muito axé e conhecimento, sendo assim, hoje sou a segunda geração iniciada no Oráculo de Ifá e a Terceira geração em conduzir e dirigir os trabalhos espirituais de minha casa de Axé, PORÉM HOJE AS PESSOAS BUSCAM CONHECIMENTOS, SENDO ASSIM A PRATICA É PASSADA DE ASÉ A ASÉ OU DE MÃO A MÃO DESDE QUE A PESSOA TENHA O DOM PARA LEITURA OU ENTENDIMENTO SOBRE OS ODÚS.


O Jogo de Búzios é uma ciência exata, não cabe meio termo, a leitura é a expressão de uma realidade presente ou não, a forma de checar se um jogo está correto, começa pela identificação do orixá, a cada orixá corresponde um estereotipo de caráter e personalidade ao seu "filho", que ao lhe relatar não pode errar ou fugir das suas principais características, que sacerdote checa com o consulente, se tudo corresponde, as demais situações do jogo também estarão corretas.
Porém um leitor de jogo de búzios necessariamente tem que conhecer sobre as características que os orixás imprimem aos seus "filhos" características estas, que em alguns casos para o mesmo orixá, tem variantes, pela sua qualidade apresentada, ou ainda, difere determinadas características, se o "filho" for do sexo masculino ou feminino.


QUEM SOU???


Sou filha de Ogum, Iansã e Oxum, nasci no Asé “Templo Espirita José augusto Martins” fundado em 17/04/1979 pelo meu Babalaô Pai Edson D’ Oxossi.

Meu ritual é Umbanda da Natureza, onde reverencio a Nação Angola, suas raízes, inkises e folhas sagradas.

Sou a terceira geração dentro do meu Asé (Templo Espiritual) fui iniciada aos 14 anos de idade, pelo meu Babalaô e Pai carnal, Pai Edson D’ Oxossi onde tive um desenvolvimento a finco com muita devoção aos Orixás e entidades e muita dedicação aos estudos e ensinamentos de minha nação, aos 21 anos fui coroada a Mãe Pequena de minha casa, onde passei por diversas obrigações e iniciações ao Ifá, pois meu Babalaô vendo todo meu empenho um dia resolveu consultar os deuses e a Ifá, para ver realmente qual era a minha missão naquela casa, e ficou muito feliz em saber que eu seria sua continuidade, tanto com as mãos para a leitura dos búzios quanto para dirigir como Mãe do Asé a casa que com tanto esmero ele pode construir e zelar por mais de 30 anos.

Desde então foi passado a mim todos os preceitos e ensinamentos a leitura dos Búzios, fiz minha feitura para a consagração e passei por um tempo jogando apenas para meu Babalaô, ao desenvolver a habilidade e o dom, passei a atender as pessoas de dentro do terreiro (médiuns), depois pessoas da família, para depois chegar ao publico desconhecido, consulentes etc...

Um grande aprendizado que tive em relação aos búzios é que ele não é apenas uma forma de manifestação religiosa dos Deuses (Orixás) e povos Yorubas que ficou sendo conhecido no Brasil como Candomblé de Nação (Nago, Jeje, Ketu, Angola etc.), é um sistema bem profundo aonde a Ciência, Filosofia e a Religião andam juntos independente de nação. Por isso quando titulam o Jogo sendo uma prática de candomblé eu não concordo, por que quando se nasce com o Dom, você foi agraciado sendo de umbanda, candomblé enfim, o dom ele não escolhe raça e nem cor, ele é extinto de pré-conceitos, quem faz isso são as pessoas que se julgam além so saber dos deuses, orixás, enfim se acham reis e rainhas dentro do asé, onde na verdade são eternos aprendizes.

Aos 24 anos meu Babalaô fez minha feitura como Mãe e Dirigente da casa, deixando tudo sob minha responsabilidade. Hoje tenho uma casa espiritual, chamada Ilê Asé Oyá Egunitá, uma casa que toca Umbanda porém de nação angola, e carrego também o nome de criação da casa que se chama TEJAM - “Templo José augusto Martins”.




O CURSO TEM DURABILIDADES DE 15 HORAS,TOTAL DE 5 ENCONTROS MENSAIS, ONDE É PASSADO OS ENSINAMENTOS DESCRITOS ABAIXO:


JOGO DE BÚZIOS

PORQUE? E QUANTO COBRAR POR UM JOGO DE BÚZIOS?

TODOS PODEM LER O BÚZIO OU DEVEM TER A MÃO?

QUAL A FINALIDADE DO JOGO?

A ORIGEM DO ODÚ

COMO E ONDE JOGAR?

ORUNMILÁ-IFÁ, O ESPIRITO DA SABEDORIA

PARA UMA BOA LEITURA

O PORQUE? E PARA QUE SE CONSULTAM OS BÚZIOS?

PRECEITOS E FUNDAMENTOS PARA INICIAÇÃO

CONSAGRAÇÃO DOS BÚZIOS

MATERIAL NECESSÁRIO PARA FIRMAR OS 16 BÚZIOS

NUMERO REPRESENTANTE A CADA ODÚ

ORIXÁS, E SEUS ARQUÉTIPOS, ELEMENTOS E OFERENDAS


INFORMAÇÕES SOBRE VALORES, DATAS FAVOR ENTRAR EM CONTATO:

Instituto Cultural Sete Porteiras do Brasil

Avenida Tiradentes, 1290 - Metrô Armênia - SP
Tels: (11) 2089-0327
E-MAIL: maerenatadeiansa@hotmail.com


Asé
http://maerenatadeiansa.blogspot.com/#

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ