.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Imagens sobre Umbanda, Orixás e Candomblé

UMBANDA IMAGENS

Sites sobre Umbanda

Umbanda Links sobre trabalhos acadêmicos

Umbanda (trabalhos acadêmicos)

Iansã

Iansã, Omolu e outros mitos construtores da história de
Tereza Batista Cansada de Guerra

Estudos sobre Umbanda

  • A construção social da cura em cultos umbandistas: estudo de caso em um terreiro de umbanda


  • A nova cara da umbanda


  • A Presença da Deusa na Umbanda e Sua Relação com a Hospitalidade


  • Aruanda, Terra dos Orixás


  • Aumpram: O Renascer da Umbanda


  • Caboclo Angélico “Baixa” no Kardecismo para “Anunciar” a Umbanda


  • Caboclos na umbanda e ancestralidade indígena (Cláudia Baibich)


  • Ciganas e ciganos na Umbanda (Cláudia Baibich)


  • Divulgando a Umbanda (Cláudia Baibich)


  • Domingo na igreja, sexta-feira no terreiro: as disputas simbólicas entre Igreja Universal do Reino de Deus e Umbanda


  • Entre a Macumba e o Espiritismo: uma análise comparativa das estratégias de legitimação da Umbanda durante o Estado Novo


  • Estudando a Umbanda


  • Exu Guardião (Cláudia Baibich)


  • Iemanjá e Pomba-Gira: Imagens do Feminino na Umbanda


  • Macumba e umbanda: aproximações


  • Melodias do terreiro


  • Minha Umbanda


  • O sagrado ganha espaço: um estudo de caso sobre a Umbanda


  • O “bate-cabeça” e o congá: a mutabilidade da umbanda


  • Oferendas (Cláudia Baibich)


  • Pomba gira (Cláudia Baibich)


  • Pombagiras (Cláudia Baibich)


  • Refletindo sobre Umbanda


  • Registros de Umbanda (Um espaço para refletir sobre a Umbanda e seus fatos históricos)


  • Ricardo Barreira


  • Ritual de Umbanda: a influência dos estímulos somato-sensoriais na indução do transe mediúnico


  • Rádio melodias do terreiro


  • Templo Espiritualista de Luz e Fraternidade Tupyara


  • Terreiro do São Domingos: Memória, permanência e inovação


  • Tradição e memória da umbanda


  • TV Saravá Umbanda (TVSU)


  • Umbanda - estudos, sabedoria


  • Umbanda - Umbanda 2.0 - A Nova Cara da Umbanda


  • Umbanda Aprecie com Moderação


  • Umbanda e Neurociências: a influência dos estímulos sensoriais do ritual na indução do transe mediúnico


  • Umbanda em foco


  • Umbanda Espada de Ogum


  • Umbanda imagens


  • Umbanda sertaneja. Cultura e religiosidade no sertão norte-mineiro


  • “De fora do terreiro”: O discurso católico e kardecista sobre a Umbanda entre 1940 e 1965



  • FONTE http://religioesereligiosidades.blogspot.com/

    Estudos e Análises sobre o Candomblé e Cultos Afro-brasileiros



    Cultos afro-brasileiros

    SITES SOBRE CANDOMBLÉ

    Instituto Onimolá, Cultura Iorubá e Orixá

    ORIXÁS

    Terreiro "OBÁ - OGUNTÉ " ou
    Terreiro de " PAI ADÃO "


    Site Oficial da Iyalorisa Sandra Epega

    ILE ASÈ ORISA JAGUM

    Axé Oloroke Oba Orun Oloxunta

    Axé Oloroke Obá Orun


            Candomblé Sem Mistérios

    LIVROS SOBRE ORIXÁS

    Orixás e a personalidade humana, Os

    Mitologia dos orixás Por J. Reginaldo Prandi

    Os orixás e o segrado da vida: lógica, mitología e ecología Por Mário Cesar Barcellos

    Orixás: os deuses vivos da Africa
    Abdias do Nascimento


    Orixás: deuses iorubás na Africa e no Novo Mundo

    Orixás: comportamento e personalidade de seus filhos na Umbanda

    Lendas africanas dos orixás
    Pierre Fatumbi Verger


    Os mistérios dos orixás, eguns e outras energias: tudo sobre ...

    Os orixás e o candomblé

    CANDOMBLE - RELIGIAO DO CORPO E DA ALMA Por Carlos Eugênio Marcondes de Moura

    Culto aos orixás, voduns e ancestrais

    Iemanjá, a grande mãe africana do Brasil Por Armando Vallado

    Orixás: teogonia de umbanda

    IEMANJA E OXUM Por Lydia Cabrera,Rosario Hiriart

    Xangô e Inhaçã Por Antonio Ronaldo Linares

    Os orixás africanos e as sete linhas de umbanda

    A experiência dos orixás: um estudo sobre a experiência religiosa no candomblé

    Orixás: os mitos e a religião na vida contemporânea : lendas, arquétipos, religiosidade

    Orixás: comportamento e personalidade de seus filhos: compreenda melhor a si mesmo e a seus semelhantes através da Umbanda

    Mágico mundo dos orixás: rituais de raiz, mitologia dos totens e tabus, tradição lendária através dos seculos, sincretismo no Brasil


    Orixás ancestrais: a hereditariedade divina dos seres : compêndio teológico de umbanda sagrada

    Guerra de Orixá: um estudo de ritual e conflito

    Awô: o mistério dos orixás

    Iroco Por Cléo Martins,Roberval Marinho

    Espaco-orixá-sociedade: arquitetura e liturgia do candomblé

    Cantando para os orixás Por Altair B. Oliveira

    Notas sobre o culto aos orixás e voduns Por Pierre Verger

    Logunedé: "santo menino que velho respeita" Por Nei Lopes

    Ogum, o Orixá Guerreiro

    Obá: "a amazona belicosa" Por Cléo Martins

    Xangô de Pernambuco: a substância dos orixás segundo os ensinamentos

    Arte-mitologia: orixás, deuses iorubanos

    Iansã: descrição completa do orixá : características de seus filhos

    Iansã - Tiago Hoisel, Fábio Batista Lima

    Iansã do Balé: Senhora dos Eguns

    A donzela-guerreira

    Quitutes de Oyá

    SENHORES DOS CAMINHOS - EXU, OGUM E OXOSSE

    Oxum e Oxosse

    Euá: a senhora das possibilidades Por Cléo Martins

    Ogum, o rei de muitas faces e outras histórias do orixás

    HEROI COM ROSTO AFRICANO, O: MITOS DA AFRICA Por CLYDE W. FORD


    O mito de Omolu

    O banquete do Rei--Olubajé Por José Flávio Pessoa de Barros

    Orixás: deuses iorubás na Africa e no Novo Mundo

    A fogueira de Xangô, o orixá do fogo Por José Flávio Pessoa de Barros

    Deuses da Africa e do Brasil: Candomblé & Umbanda

    Obaluaê e Omulu

    Cantigas de Obaluaê, Omulú: pontós cantados esclarecimentos


    Carne do sagrado


    Oxóssi e Ossãe: os dois senhores da floresta (magias e milagres de ...


    Oxumarê, o arco-íris: mais histórias dos deuses africanos que ...


    Oxumaré, o arco-íris sagrado


    As águas de Oxalá


    Cosme e Damião (Ibeji) Oxalá


    Os orixás e o segrado da vida: lógica, mitología e ecología Por Mário Cesar Barcellos


    Lendas de Exu Por Awofa Ogbebara


    Nanã: a senhora dos primórdios


    Nanã buruquê e abaluaiê


    Omulu ; o senhor do cemitério


    Xangô Por Ildásio Tavares

    Oferendas aos Orixás

    Chamamos de oferendas rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferendar aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como, para homenagear e cultuar um Orixá de forma a fortalecer nosso vínculo com a casa e com o mesmo.



    ……
    ……



    Cada Orixá tem seus alimentos respectivos, suas flores, suas cores, suas bebidas e sua forma particular de culto, orações e invocações.



    OFERENDAS DE BARÁ

    Bará Lodê
    Milho torrado, pipoca, 07 batatas inglesas assadas,
    07 opetés de batatas inglesas cozidas e amassadas sem casca com dendê.
    Opcional: morango, bombom com papel vermelho, chave de batata inglesa.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    No cruzeiro aberto, no cruzeiro de mato.

    Bará Lanã e Bará Adague
    Milho torrado, pipoca, 07 batatas inglesas assadas.
    Opcional: bombons, gomos de bergamota, chave de batata inglesa.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Bará Lanã: No cruzeiro aberto, no cruzeiro de mato.
    Bará Adague: No cruzeiro aberto

    Bará Agelú
    Milho cozido (axoxó), pipoca, 07 batatas inglesas mal cozidas e descascadas com uma colher, 07 tiras de coco fruta sem casca, 07 balas de mel.
    Opcional: bombons, doces coloridos, doces de massa.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    No cruzeiro aberto de praia, na beira da praia em local seco.


    OFERENDAS DE OGUM

    Ogum Avagã
    Churrasco de costela de gado frito no azeite de dendê, miamiã gordo.
    Opcional: doce de laranja azeda, cana de açúcar, espigas de milho.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Ogum Avagã: No mato, no cruzeiro aberto, no cruzeiro de mato.

    Ogum Onira e Olobedé
    Churrasco de costela de gado frito no azeite de dendê, miamiã gordo, pipocas.
    Opcional: doce de laranja azeda, cana de açúcar, espigas de milho, rocambole, fatias de coco.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Ogum Onira: No mato próximo a uma árvore.
    Ogum Olobedé: No mato próximo a uma árvore, ou, próximo a uma árvore com pedras ou cachoeira.

    Ogum Adiolá:
    Costela assada, passada no nhame-nhame, canjica branca, canjica amarela, quindim, cocada, merengue, laranja.
    Opcional: doce de laranja, cana de açúcar, espigas de milho, rocambole, fatias de coco.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    No mato próximo a praia, árvore próxima à beira da praia, no mato próximo a uma cachoeira.


    OFERENDAS DE IANSÃ

    Iansã Oiá Timboá
    Pipocas, 07 rodelas de batata frita no azeite comum, 01 maçã, 01 moranga cozida recheada com carne moída.
    Opcional: rosa vermelha, leque, espelho, perfume, jóias, manga, morango, bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora, par de alianças, fitas, laços, cerejas.
    O Lugar Onde se Leva as OferendaS Onde se Despacha
    Em uma Figueira,.

    Iansã Oiá Dirã
    Pipocas, 07 rodelas de batata frita no azeite comum, 01 batata doce assada, 01 maçã.
    Opcional: rosa vermelha, leque, espelho, perfume, jóias, manga, morango, bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora, par de alianças, fitas, laços, cerejas.
    O Lugar Onde se Leva as OferendaS Onde se Despacha
    Iansã Oiá: No mato próximo a uma árvore.

    Iansã Oiá
    Pipocas, 07 rodelas de batata frita no azeite comum, 01 batata doce assada, 01 maçã.
    Opcional: rosa vermelha, leque, espelho, perfume, jóias, manga, morango, bombom vermelho, acarajés, doce de batata doce, doce de abóbora, abóbora, par de alianças, fitas, laços, cerejas.
    O Lugar Onde se Leva as OferendaS Onde se Despacha
    Iansã Oiá: No mato próximo a uma árvore, em uma árvore próximo da beira da praia, na beira da praia.


    OFERENDAS DE XANGÔ

    Xangô Agandjú Ibeje
    Amalá - Pirão (farinha de mandioca e farinha de milho), ensopado de carne de peito, temperado com alho, cebola e mostarda cozida só no bafo da panela da carne, 06 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes, 06 doces de massa, balas, pirulitos, bombons, mil folhas.
    Opcional: morango, caqui, bombons, mil folhas e doces de massa, brinquedos, refringentes, balões, mariolas.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Numa pedreira de praia ou numa pracinha de crianças (próximo dos balanços).

    Xangô Agandjú
    Amalá - Pirão de farinha de mandioca, ensopado de carne de peito bem picada e cozida, temperada com alho, cebola e mostarda cozida, 06 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes.
    Opcional: morango, caqui, bombons, mil folhas e doces de massa, mariolas.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Numa pedreira de beira de praia.

    Xangô Agodô
    Amalá - Pirão de farinha de mandioca, ensopado de carne de peito bem picada grande e cozida, temperada com alho, cebola e mostarda cozida, 12 bananas da terra ou Catarina, 01 maçã vermelha partida em 04 partes.
    Opcional: morango, caqui.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Numa pedreira de mato ou numa pedreira de cachoeira.


    OFERENDAS DE ODÉ/OTIM

    Odé
    Costela de porco frita no azeite comum, miamiã doce (farinha de mandioca e mel, feijão miúdo torrado e pipocas.
    Opcional: doces, balas, bombons, pirulitos, refrigerantes, brinquedos, mamadeiras.

    Otim
    Chuleta de porco frita no azeite comum, miamiã doce, feijão miúdo torrado e pipocas.
    Opcional: doces, balas, bombons, pirulitos, refrigerantes, brinquedos, mamadeiras.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Odé: Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia.
    Otim: Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia.


    OFERENDAS DE OBÁ

    Canjica amarela cozida, feijão miúdo cozido, misturados com salsa picada e azeite de dendê.
    Opcional: lentilha cozida, abacaxi, rosa cor de rosa, leque, espelho, pente, brincos, pipoca, doces de massa, orelha de macaco, balas de goma.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    No cruzeiro aberto ou no mato ou na figueira.


    OFERENDAS DE OSSANHA

    Um opeté de batata inglesa sem casca, um opeté de batata inglesa com casca e pipocas.
    Opcional: lingüiça de porco frita ou assada, ovo cozido, figo, abacate, melão, mamão, alface, moedas.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Num coqueiro de mato ou num coqueiro de praia ou na figueira.


    OFERENDAS DE XAPANÃ

    Xapanã Jubeteí, Belujá, Sapatá
    Feijão preto torrado, amendoim torrado, e pipocas.
    Opcional: opete de batata inglesa, decorado com milho, feijão e amendoim, pés-de-moleque, fatias de coco fritas no dende.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Xapanã Jubeteí:Na figueira de mato ou no mato.
    Xapanã Belujá: Numa figueira de praia ou numa figueira de mato ou no mato.
    Xapanã Sapatá: Numa figueira de mato.


    OFERENDAS DE OXUM

    Oxum Epandá Ibeje
    Canjica amarela cozida, 08 doces de massa, 01 maçã verde partida em 04 pedaços, balas, bombons, pirulitos e quindins.
    Opcional: brinquedinhos de menina, balões, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.Oxum.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Na beira da praia ou numa pracinha de crianças(próximo aos balanços.)

    Oxum Epandá
    Canjica amarela e quindins.
    Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Na beira da praia de água doce ou salgada, ou na beira de uma cachoeira.

    Oxum Ademum
    Couve partida fina, refogada com farinha de milho, gema de ovo cozido esmagado e misturado com a couvee moedas.
    Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum ( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Na beira da praia de água doce ou salgada, ou num coqueiro junto à praia.

    Oxum Olobá
    Feijão miúdo cozido e enfarofado com farinha de mandioca, 04 ovos cozidos partidos.
    Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha
    Na beira da praia de água doce ou salgada, ou figueira junto à praia, ou pedra junto à praia.

    Oxum Adocô
    Canjica amarela e canjica branca e quindins.
    Opcional: flores, pudim, ambrozia, cerejas, doce olho de sogra amarelo, leque, espelho, pente, perfume, Omolocum( bola de feijão míúdo cozido em forma de bola furado ao meio e mel.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Na beira da praia de água doce ou salgada.


    OFERENDAS DE YEMANJÁ

    Yemanjá Bocí, Bomi
    Canjica branca cozida misturada com salsa e merengues.
    Opcional: flores, leque, pente, espelho, perfume, peras, melancias, manjar de coco, tainha ou corvina assada.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Iemanjá Bocí, Bomi Na beira da praia de água salgada ou doce.

    Iemanjá Nanã Borocum
    Canjica branca, açúcar e merengues.
    Opcional: flores, leque, pente, espelho, perfume, peras, melancias, manjar de coco, tainha ou corvina assada.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Na beira da praia de água salgada ou doce.


    OFERENDAS DE OXALÁ

    Oxalá Obocum e Olocum
    Canjica branca, 08 fatias de coco fruta descascadas, cocadas, coco ralado e feijão miúdo descascado.
    Opcional: flores, peras, uvas, doce de coco qualquer, manjar branco, maria moles.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Na beira da praia de água doce ou salgada.

    Oxalá Dacum
    Canjica branca, axoxó descascado, cocadas, coco ralado, 08 fatias de coco fruta descascados.
    Opcional: flores, peras, uvas, doce de coco qualquer, manjar branco, maria moles.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Na beira da praia de água salgada ou doce, ou na correnteza das águas.

    Oxalá Jobocum
    Canjica branca, cocadas, 08 fatias de coco fruta descascados, coco ralado.
    Opcional: flores, peras, uvas, doce de coco qualquer, manjar branco, maria moles.
    O Lugar Onde se Leva as Oferenda Onde se Despacha.
    Na beira da praia de água doce ou salgada.

    Acarajés Mãe Iansã:
    Feijão miúdo de molho por 24 horas, batido com temperos, frito no azeite comum.

    Acarajés Pai Oxalá:
    Feijão miúdo de molho por 24 horas, sem casa, batido e frito no azeite comum.

    Acaçá Pai Oxalá:
    Canjica branca de molho por 24 horas, batida e cozida, enrolar em forma de croquete e enrolados em folhas de bananeira, passadas na água quente.

    Acaçá Mãe Oxum:
    Canjica amarela de molho por 24 horas, batida e cozida, enrolar em forma de croquete e enrolados em folhas de bananeira, passadas na água quente

    (Fonte-web:http://www.iledexapana.brtdata.com.br/orixas/ebosorixa/ebosorixa.html)
    _____________________________________

    Ebó para Ògún

    Para abrir caminhos, trazer dinheiro, prosperidade

    1 inhame do norte assado, 1 alguidar médio, 21 moedas correntes, 21 taliscas de mariwô (folha de palmeira), 1 acaçá branco (bolinho de milho branco misturado com água, envolto em folha de bananeira), 1 acaçá vermelho (igual acaçá branco, porém com farinha de milho amarela), azeite de dendê e mel.

    Como Preparar: Asse o inhame na brasa. Se necessário, raspe um pouco para eliminar o excesso de negrume. Colocar dentro do alguidar. Vá enterrando os talos de mariwô e chamando por Ògún, Faça o mesmo com as moedas. Coloque os acaçás, um em cada ponta do inhame. Regue com um pouco de dendê e mel, 1 pitada de sal. acenda uma vela e faça seus pedidos a Ògún. Deve-se colocar no muro, ao lado do portão, ou no chão, na entrada do portão. se você morar em apartamento, coloque dentro de sua casa, atrás da porta de entrada. Deixe 7 dias e após, despachar aos pés de uma árvore frondosa.

    Presente a Oxun

    Para acalmar a pessoa amada

    5 batatas inglesas, mel, azeite doce, açúcar mascavo, 2 velas.
    Como Preparar: Cozinhe as 5 batatas inglesas sem casca. Deixe esfriarem. Coloque um pouco de mel, azeite doce e açúcar mascavo em um prato de louça, vá amassando as batatas com as mãos e misturando tudo. Faça isso pensando na pessoa amada. Dê um formato de coração à massa. Acenda 2 velas amarelas de 30 cm ao lado. Ofereça a Òsún Àpáàrà.

    Oferendas a Ogun

    Material: 1 inhame; Azeite de dendê; Mel de abelhas; 1 palma de dendezeiro (mariwo), pode ser de coqueiro caso não ache o dendezeiro; 1 vela branca.

    Modo de fazer: Asse o inhame. Retire os talinhos das folhinhas da palma do dendezeiro. Depois que o inhame esfriar monte-o enfiando os talinhos em toda o corpo do inhame, escreva o nome da pessoa que se deseja ajudar em um prato branco e coloque o inhame em pé sobre o nome, coloque o mel e um pouco de dendê sobre o inhame e os talinhos . Pede-se o desejado à Ogum. Coloque próximo ao portão da casa que se fez a oferenda.

    Ebó para Èsù Lonan

    Abrir Seus Caminhos, para tirar feitiço, olho-grande, inveja.

    1 metro de morim vermelho, 1 alguidar médio, 7 velas brancas, 1 bife de boi cru, 7 moedas atuais, 7 búzios abertos, 1 farofa de dendê, com uma pitada de sal, 7 limões, 7 acaçás vermelhos, 7 ovos vermelhos, 1 obi.

    Como Preparar: Abra o morim em sua frente. Acenda as velas. Passe o alguidar pelo seu corpo e coloque-o em cima do pano. Passe os ingredientes no corpo, pela ordem acima. Por último, abra o obi, e leve-o até a sua boca, fazendo seus pedidos. Deixe-o em cima do ebó. Feche o morim. Este ebó tem que ser despachado em rua de muito movimento, onde tenha muitas casas comerciais.

    Oferendas a Exú

    Material: Farinha; Azeite de dendê; Mel de abelhas; Farinha de milho branco; Fígado, coração e bofe de boi; Cebola; Camarão seco socado; Um alguidar.

    Modo de fazer: Faça uma farofa com dendê, uma com mel e uma com água, separadamente. Faça o acaçá branco cozinhando a farinha de milho em água, deixe a massa bem consistente, depois coloque em um pedaço de folha de bananeira e enrole. Deixe esfriar. Corte os miúdos de boi em pedaços pequenos e coloque para refogar com dendê, cebola, um pouco de sal, o camarão e rodelas de cebolas. Coloque as farofas no alguidar sem misturar muito, ponha o refogado de miúdos sobre a farofa e coloque o acaçá no centro. Oferece-se para Exú pedindo o que se quer. Coloque em uma praça bem movimentada.

    Ebó Para Caso de Prisão

    Escrever o nome do preso em 21 ovos. Quebrar ao redor da delegacia ou presídio, chamando por Exu Tiriri e pedindo o que quer.

    Fazer um caruru para sete crianças. Limpar as mãos na roupa da pessoa e despachar na cachoeira.

    Se a pessoa ainda não tiver sido presa, limpe as mãos das crianças na roupa e no corpo da pessoa. Depois, despachar a roupa na cachoeira e dar um banho de cachoeira na pessoa.

    Ebó Para Yansã - Oyá Onirá

    Material Necessário:1 Abóbora moranga4 Búzios abertos4 Noz moscada4 Moedas4 Acarajés4 Metros de fitas vermelha / Branca1 Saco de morim

    Maneira de Fazer: Fazer um buraco na abóbora, colocar o resto das coisas, depois de passadas no corpo. Tapar a abóbora, amarrar com fitas. Entregar a OYÁ ONIRA no alto de um morro, às 18:00 ou 24:00 horas, acender e pedir tudo de bom.

    Ebó Para Resolver Problemas Difíceis

    Material Necessário:2 Acaçás Brancos 2 Ovos Brancos 2 Quiabos 2 Moedas 2 Conchas 1 Oberó

    Maneira de Fazer: Passa-se tudo no corpo e coloca-se num Oberó, colocar bastante mel e arriar numa praça e pedir a MEGE ou MEGIOKO que traga tudo de bom e em dobro. Este Ebó tem que ser feito com 2 pessoas, acompanhadas de duas crianças.

    Nota: Este Ebó só pode ser feito nas terças-feiras.

    Ebó de União

    Colocar o nome das duas pessoas dentro de um Obi e enterrar em um pé de planta sem espinhos, colocar bastante mel e fazer os pedidos.

    Ebó Para Deixar de Beber

    1. Escrever os pedidos na fronha do travesseiro e depois despachar no mar.

    2. Sacudir a pessoa com pipocas e um frango numa cova abandonada do cemitério, fazer pedidos e deixar tudo aquilo ali.

    3. Torrar a maça de vaca e fazer o pó. Esse pó deverá ser colocado na bebida que a pessoa mais gosta ou comida.

    4. Fazer uma infusão de cachaça, camarão pitu e restos das fezes do beberrão. Quando ele beber fará vômitos. Quando vomitar, junte o vômito e enterre numa cova abandonada, acendendo uma vela e fazendo pedidos.

    Para Descobrir Um Orixá Que Não Aparece no Jogo

    Colocar um Obi com uma moeda corrente dentro de uma folha da costa ( saião ) e colocar 3 noites debaixo do travesseiro da pessoa. Retirar e colocar no meio do jogo de búzios, pedindo à IFÁ e ORUMILA que apresente o Orixá.

    Ebó Para Afastar Egun

    Material Necessário:9 Ovos Brancos 9 Ecurus 9 Acaçás Brancos Canjica Branca Escaldada 9 Velas Brancas Morim Branco

    Maneira de Fazer: Passar tudo pelo corpo e pedir à OYÁ EGUNITÁ para afastar todos os males e Eguns. Em seguida, tomar um banho de Abô e acender 7 velas para Omolu, fazendo os pedidos.

    Depois, passa-se um pombo pelo corpo da pessoa e solta-se. Em seguida, a pessoa deverá tomar 7 banhos durante 7 dias seguidos, cumprindo preceito.

    Ervas Necessárias:Dandá-da-costa - ralado Saco-Saco Erva D'Oshóssi Aroeira Branca Funcho

    Oferendas Para Oxalá - Prosperidade

    Local: Dentro de Casa
    Horário: Diurno
    Dia da Semana: Sexta-Feira

    Material Necessário:
    01 Tijela branca e 16 Acaçás

    Modo de Fazer: Colocar na tijela branca 16 acaçás, pedindo a OXALÁ ajuda e melhoria de vida, colocar em cima do telhado, pedindo que OXALÁ o ajude e leve-o o alto AXÉ.

    Ebó Para Atrair Clientes

    Local: Terreiro de Candomblé.
    Horário: O que lhe melhor lhe convir.
    Dia da Semana: Terça, Quarta ou Quinta-Feira.

    Material Necessário:

    02 kilos de Milho Vermelho - 07 Moedas - 01 Omolocum - 09 Acarajés e 01 Ajebó.

    Modo de Fazer: Colocar dois quilos de milho no fundo de uma panela. Colocar sete moedas. Sair pela manhã antes do sol nascer, fazer a volta jogando pela rua, e gritar por OGUN, entrar no,portão, tirar as moedas e colocar no jogo. Arriar um Omolocum para OXUN e nove acarajés para YANSAN, após vinte e um dias dar um Ajebó para XANGÔ, dentro de casa, com nove moedas, colocar no canto do quintal, as moedas colocar no jogo.

    Oferenda a Obaluaiê ( Inveja e Olho Gordo )

    Local: Terreiro de Candomblé.
    Horário: Diurno
    Dia da Semana: Sexta-Feira.

    Material Necessário:
    01 quilo de milho alho 10 orogbôs, 10 moedas correntes e 10 favas de olho de boi.

    Modo de Fazer: Fazer do milho alho, pipoca ( flores do velho ), colocar dentro de um Oberó ( aguidá ), colocar 10 orogbô, passando um a um pelo corpo, passar em seguida as 10 moedas, uma uma pelo corpo, em seguida passar as favas de olho de boi, pelo corpo pedindo tudo o que quiser. Colocar tudo dentro do Oberó, em cima as pipocas.

    Obs: Esta obrigação tem por finalidade segurar sua casa do mal, dos inimigos e dos invejosos. Afastando-se de sua casa e mais quem estiver prejudicando ou perturbando seu lar.

    Oferenda a Oyá Onirá ( Bons Negócios )

    Local: Alto de um morro
    Horário: Diurno
    Dia da Semana: Quarta-Feira.


    Material Necessário:
    01 abóbora, 04 búzios abertos, 04 nóz moscada, 04 moedas correntes, 04 metros de fita branca, 04 metros de fita vermelha, 01 papel com seu nome e da pessoa com quem quer realizar o negócio e mel de abelha.

    Modo de Fazer: Corta-se a abóbora moranga em cima e, coloca tudo dentro do saco, colocando em seguida o saco dentro da abóbora, fecha-se a abóbora e amarra-se com fitas brancas e vermelhas, coloca no alto de um morro e entrega a Yansán Onirá.

    Obs: Entrega-se a Yansán pelos caminhos de Obará.

    Ebó Para Limpeza da Casa ( Moradia )

    Local: Dentro de Casa
    Horário: Qualquer um
    Dia da Semana: Segunda-Feira.

    Material Necessário:
    01 Pombo branco e 01 metro de fita branca.

    Modo de Fazer: Cava-se um buraco e coloca-se uma tigela com ovos gôros, cobrindo-os com prato branco, cobre-se o buraco com uma tampa. Sempre olhar os ovos, para ver se estouram, remove-los e substituí-los.

    Obs: Despachar na encruzilhada. Por dentro do barracão em um canto, uma tigela com 07 ovos bons e água com sal grosso. Quando fizer sete dias, despacha-los em uma encruzilhada aberta, fica-se no meio da encruzilhada e joga-se os ovos para trás de si e sai sem olhar para trás, em seguida, coloca-se novos ovos no local.

    Para Conseguir Um Bom Emprego

    Um Galo Para Xangô Airá

    Local: Pedreira
    Horário: 18:00 horas
    Dia da Semana: Quarta-Feira.

    Material Necessário:
    01 frango branco novo, 12 quiabos, 01 cebola, camarão seco, azeite doce e 06 acaçás brancos.

    Modo de Fazer: Sacrificar o frango, tirar as tripas e limpar bem o frango com os Axés, depois colocar os miúdos dentro da barriga do frango, junto com os quiabos e a cebola e, bastante camarão. Fazer uns espetos e fechar o frango com eles. Colocar para cozinhar, depois de cozido, passar azeite doce até ficar dourado. Oferecer o galo e os acaçás.

    Obs: Para que este trabalho saia, é necessário que se leve um fogareiro para a pedreira e as panelas.

    Vinho Para Impotência Sexual

    Local: Quintal de Casa
    Horário: Qualquer um
    Dia da Semana: Qualquer um

    Material Necessário:
    Mel de abelha, vinho mosacatel, gengibre e raiz de jurubeba.

    Modo de Fazer: Ralar a raiz de gengibre e, misturar a raiz de jurubeba, também ralada, adicionar o vinho moscatel e o mel de abelhas, deixar tudo em infusão durante sete dias. Enterrar no fundo do quintal, deixando enterrado durante três meses. Após os três meses retirar o litro e começar a beber um cálice por dia, antes das refeições, mas antes fazer um Ebó.

    EBÓ

    Material Necessário:
    10 Velas brancas, 10 acaçás brancos, 10 acarajés, 10 carretéis de linha branco, 02 metros de morim branco, 01 saco de estopa ( linha ) e 04 metros de cadarço

    Obs: Passar o Ebó no corpo da pessoa e depois despachar no mar.

    Ebó Para Impedir Que Uma Pessoa Faça Mal a Outra

    Local: Dentro de Casa
    Horário: Qualquer Um
    Dia da Semana: Segunda-Feira.

    Material Necessário:
    Nome da pessoa que quer fazer o mal - 01 cebola, 02 pires virgens e 01 garrafa de pinga.

    Modo de Fazer: Coloca-se o nome da pessoa dentro do pires, e em cima do nome coloca-se a cebola, joga-se a pinga em cima e cobre-se com o outro pires, pedindo para que a pessoa esqueça que você existe.

    Ebó Para Ocultar Trabalhos e Não Serem Vistos Através dos Búzios

    Quando estiver o trabalho, cobre-se a pessoa e o trabalho com 1 metro de morim branco virgem, enquanto o faz. Depois pode aproveitar o pano para outro trabalho qualquer.

    Ebó de União de Casal

    Local: Quarto do Orixá
    Horário: 2 Horas da manhã
    Dia da Semana: Segunda-Feira.

    Material Necessário:
    02 corações frescos, mel de abelha, 04 velas brancas, palha da costa, 02 palitos grandes ( suficientes para atravessar os corações ) e 01 oberó, nome do casal

    Modo de Fazer: Abre-se uma das artérias de um coração por cima e, coloca-se o nome dentro. O outro coração fica intacto, junta-se os dois corações dentro do oberó e atravesse-os com os dois palitos separados um mais em cima que o outro. Prepara-se duas cordinhas com palha da costa, amarra-se os dois corações, dando um laço de cada lado, a entrada dos palitos e nas saídas, coloca-se este trabalho no mesmo dia na mata, ao pé de uma árvore, acende-se as três velas e fa-se o pedido ao entregar. Quando estiver fazendo este trabalho acender uma vela no ronkó, além disso, vai tirando as cantigas de Oxóssi.

    Ebó de União

    Local: Terreiro de Candomblé
    Horário: Diurno
    Dia da Semana: Sexta-Feira

    Material Necessário:
    Canjica cozida, 01 tigela branca, mel de abelha, 02 pombos brancos, 16 bolinhos de inhame e os nomes do casal.

    Modo de Fazer: Cozinhar a canjica, por na tigela branca, colocar por cima o mel de abelha mais 16 bolinhos de inhame, dentro da canjica os nomes do casal. Matar um casal de pombo, mais mel, acender uma vela de 7 dias.

    Ebó Para Resoluções Rápidas

    Local: Entrada
    Horário: Noturno
    Dia da Semana: Segunda-feira

    Modo de Fazer: Torrar feijão fradinho no azeite de dendê, colocar em um alguidar ou em folha de mamona, arriar em estrada de barro.

    Ebó Para Trazer Uma Pessoa

    Local: Casa da Pessoa
    Horário: Diurno
    Dia da Semana: Segunda-feira

    Material Necessário:
    01 Pinto novo sem asa, o nome da pessoa que deseja que volte, mel de abelha e uma panela de barro.

    Modo de Fazer: Falar no ouvido do pinto o nome da pessoa sete vezes. Colocar no bico o nome da pessoa com bastante mel de abelha, enterrar tudo na panela de barro no quintal de casa e oferecer a Exú. Depois tomar um banho de Erva Doce, alfazema, açúcar Cristal, Nome da Pessoa. Do pescoço para baixo.

    Ebó Para Tirar Influências Negativas ( Exú )

    Local: Casa da Casa
    Horário: Qualquer Um
    Dia da Semana: Qualquer um, exceto Sexta-feira

    Material Necessário:
    03 Ovos, 01 cebola e 02 garrafas de água.

    Modo de Fazer: Passar tudo no corpo da pessoa e despachar em uma mata fechada.

    Ebó Exú Para Afastar Más Influências ( 1 )

    Local: Cemitério
    Horário: Meia-Noite
    Dia da Semana: Segunda-feira

    Material Necessário:
    Um galo preto, verduras de todas as qualidades, um pedaço de carne seca, um pedaço de carne de porco salgada, 07 bolinhos de farinha e água com carvão, 07 farofas de azeite-de-dendê, 07 farofas de mel de abelha, 07 velas brancas, 1 metro de morim branco, Duburu, feijão preto cozido, feijão preto torrado, milho vermelho e galhos de aroeira.

    Maneira de Fazer: Passar pelo corpo da pessoa todos os ingredientes acima descriminados, obedecendo a mesma ordem. Deixar tudo no local que fizer o Ebó. Levar a pessoa imediatamente para tomar banho de Abô.

    Ebó Exú Para Afastar Más Influências ( 2 )

    Local: Cemitério
    Horário: Meia-noite
    Dia da Semana: Segunda-feira

    Material Necessário:
    Um casal de galinhas brancas. Além de todos os ingredientes acima mencionados. A maneira de fazer é a mesma do Ebó acima.

    Oferendas a Odé

    Material: 1 milho verde com casca; Milho vermelho em grãos; Coco; 1 alguidar.

    Modo de fazer: Cozinhe o milho vermelho e coloque dentro do alguidar, desfie a palha do milho verde deixando apenas o milho descoberto e as palhas desfiadas penduradas, desfiar sem arrancar a palha do milho. Corte o coco em fatias finas e enfeite sobre o milho cozido, coloque o milho verde em pé sobre o coco, apontado para cima e com as palhas escondendo os grãos e o coco que ficarão em baixo. Coloque em cima da casa ou em um lugar alto pedindo à Oxóssi o que se quer.

    Oferendas a Ossain

    Material: Batata doce; Cebola; Azeite de dendê; 1 alguidar

    Modo de fazer: cozinha-se a batata-doce apenas em água. Depois, descasca-se e amassa-se feito purê. Aí, mistura-se num refogado de cebola ralada com azeite de dendê e coloca-se tudo no alguidar. Coloque próximo a plantas e faça seus pedidos.

    Oferendas a Obaluaiê

    Material: Milho de pipocas; Areia de praia; 1 alguidar; 1vela branca.

    Modo de fazer: Este é o prato mais comum oferecido à Obaluaie ou Omolu. Coloque a areia de praia em uma panela e deixe esquentar, depois de quente coloque o milho de pipoca para estourar nesta areia. Quando estiver estourado, coloque o milho no alguidar e está pronta a oferenda, faça seus pedidos à esse grande Orixá.

    Oferendas a Xangô

    Material: 12 quiabos; mel de abelhas; azeite de oliva; água; 1 tigela branca.

    Modo de fazer: Corte os quiabos em rodelas finas, coloque na tigela com água, ponha um pouco de mel e um pouco de azeite por cima e mexa com as mãos até que se forme uma baba viscosa, enquanto estiver amassando com as mãos vá pedindo o que se quer à Xangô, Depois coloque em um lugar alto .

    Oferendas a Oxumarê

    Material: Feijão fradinho; Milho vermelho em grãos; Cebola; Azeite de dendê; 1 prato colorido.

    Modo de fazer: Cozinha-se o feijão fradinho em água. Separadamente, cozinha-se o milho vermelho também em água. Depois, juntar o feijão e o milho, misturar bem e depois colocar num refogado de cebola ralada e azeite de dendê que deverá estar pronto. Coloque no prato e coloque próximo as plantas oferecendo a Oxumarê e fazendo seus pedidos.

    Oferendas a Yansã

    Material: Feijão fradinho; Camarão seco ralado; Cebola ralada; Azeite de dendê; 1 prato de barro ou louça.

    Modo de fazer: Coloque o feijão de molho de um dia para o outro. Descasque o feijão um a um. Triture o feijão e misture com cebola ralada e o camarão seco socado, mexa por um tempo até que se obtenha uma massa firme. Coloque a massa para descansar coberta com um pano e com uma pedra de carvão dentro. Coloque +/- um litro de dendê em uma panela funda e deixe esquentar bem, faça bolos da massa de feijão com uma colher e coloque para fritar. Quando estiverem todos fritos, coloque no prato e deixe esfriar. Ofereça-os para Yansã. Faça seus pedidos.

    Oferendas a Obá

    Material: Feijão fradinho; Cebola; Camarão seco socado; Azeite de dendê; Farinha de mandióca; 1 Alguidar; Flores e velas coloridas.

    Modo de fazer: Cozinha-se o feijão fradinho em água. Depois,mistura-se num refogado de cebolas raladas, camarão seco socado, azeite de dendê e água. Por cima coloca-se a farinha de mondioca, fazendo um pirão e coloca-se no alguidar. Deixe esfriar e enfeite com flores por cima do prato. Coloque nas margens de um rio e acenda as velas coloridas pedindo o que se quer a Obá. Sendo por muitos divindade interligada ao amor.

    Oferendas a Oxun

    Material: 5 batatas doces brancas; mel de abelhas; velas amarelas; prato branco; fitas coloridas.

    Modo de fazer: Coloque as batatas para cozinhar em água até que fiquem bem molinhas. Deixe esfriar e amasse estas batatas com mel pedindo o que se quer. Tenha muita concentração em amassar, depois de amassado, coloque no prato e molde um coração com a massa. Depois enfeite com flores e fitas. Ofereça à Oxum em uma lagoa ou riacho. Esta oferenda é muito eficaz em casos amorosos.

    Oferendas a Logun Edé

    Material: Milho vermelho; Feijão fradinho; Azeite de dendê; Cebola; Camarão seco socado; 1 Alguidar; 1 inhame; ovos cozidos; coco; mel de abelhas.

    Modo de fazer: Cozinha-se o milho vermelho só em água. Separado, cozinha-se o feijão fradinho, também só em água. Refoga-se o feijão fradinho com azeite de dendê, cebola ralada e camarão seco socado. Coloca-se o feijão em uma metade do alguidar e, na outra, o milho vermelho cozido. Frita-se o inhame e coloca-se por cima em fatias, em volta, enfeita-se com ovos cozidos em rodelas, fatias de coco e coloca-se bastante mel de abelhas por cima. Pede-se o que se quer e oferece-se ao Orixá Logun Edé.

    Oferendas a Exú

    Material: Farinha; Azeite de dendê; Mel de abelhas; Farinha de milho branco; Figado, coração e bofe de boi; Cebola; Camarão seco socado; Um alguidar.

    Modo de fazer: Faça uma farófa com dendê, uma com mel e uma com água, separadamente. Faça o acaça branco cozinhando a farinha de milho em água, deixe a massa bem consistente, depois coloque em um pedaço de folha de bananeira e enrole. Deixe esfriar. Corte os miúdos de boi em padaços pequenos e coloque para refogar com dendê, cebola, um pouco de sal, o camarão e rodelas de cebolas. Coloque as farófas no alguidar sem misturar muito, ponha o refogado de miúdos sobre a farófa e coloque o acaça no centro. Oferece-se para Exú pedindo o que se quer. Coloque em uma praça bem movimentada.
    www.okitalande.com.br/ebos.htm
    __________________________________


    Comidas de Santo (Orixás)

    Padê para Exú
    Feijão para Ogum
    Amalá para Xangô
    Frutas para Oxossi
    Omolokum para Logunedé
    Abacate para Ossaim
    Serpente de Oxumarê
    Omolokum para Oxum
    Acarajés para Oyá/Iansã
    Moranga para Obá
    Farofa para Tempo/Iroko
    Feijoada para Omolú
    Pipoca para Obaluaiye
    Manjar para Yemanjá
    Ebô para Nanã
    Ebô para Oxalá


    Importante: Quando for preparar uma "Comida de Santo", deverá fazê-lo vestida (o) de branco ou roupa clara, e deixar sempre uma vela branca acesa ao lado do Fogão.

    Escolha um local que possa ficar deitado ou até mesmo ajoelhado de frente para a oferenda; comida de santo; que deverá já estar previamente preparada, colocar no chão na sua frente, acender uma vela branca de 7 dias, ou do seu orixá, colocar sua cabeça de frente, na mesma altura da oferenda de modo que o alto da sua cabeça, sua moleira astral, fique próxima da oferenda, dizendo o seguinte Orô/reza.

    a ki corodun, mabosun, maborun
    a ko fenin, xeras je xeras, ociló, ocidó
    ekoman, ora (dizer o nome do seu orixá) euê

    Quando terminar esta reza, converse normalmente com seu orixá/anjo de guarda, fazendo seus pedidos. Após 3 dias, esta oferenda poderá ser "despachada", colocar em saco de lixo, que irá junto com o seu lixo comum.

    Obs: Antes das Leis Ambientais, estas oferendas eram "despachadas" em água corrente, normalmente rios ou cachoeiras, porém como passou a ser crime, esta é a nova forma de fazê-lo, colaborando assim com a natureza, que é o próprio orixá.


    Oferendas

    Padê para Exú

    Ingredientes:
    - 01 pcte. de farinha de milho amarela
    - 01 vidro de azeite de dendê
    - 01 cebola grande
    - 01 bife
    - 03 charutos
    - 01 caixas de fósforo
    - 01 garrafa de aguardente
    - 07 pimentas vermelhas

    Modo de preparo: Em um alguidar coloque a farinha de milho e um pouco de dendê, com as mãos faça uma farofa bem fofa sempre mentalizando seu pedido. Corte a cebola em rodelas e refogue ligeiramente no dendê, faça o mesmo com o bife. Cubra o padê com as rodelas de cebola e no centro coloque o bife, enfeite com as sete pimentas. Ofereça a Exú o padê não esquecendo dos charutos e da aguardente.


    Feijão para Ogum

    Ingredientes:
    - 500g. de feijão cavalo
    - 01 cebola
    - 01 vidro de dendê
    - 07 camarões grandes

    Modo de preparo: Cozinhe o feijão e tempere-o com cebola refogada no dendê, coloque em um alguidar e enfeite com os camarões fritos no dendê. Faça seus pedidos e ofereça a Ogum.


    Amalá para Xangô

    Ingredientes:
    - 500gr. de quiabo
    - 01 rabada cortada em doze pedaços
    - 01 cebola
    - 01 vidro de azeite de dendê
    - 250g. de fubá branco

    Modo de preparo: Cozinhe a rabada com cebola e dendê. Em uma panela separada faça um refogado de cebola dendê, separe 12 quiabos e corte o restante em rodelas bem tirinhas,
    junte a rabada cozida .Com o fubá, faça uma polenta e com ela forre uma gamela, coloque o refogado e enfeite com os 12 quiabos enfiando-os no amalá de cabeça para baixo.


    Frutas para Oxossi

    Modo de preparo: Em um alguidar ou cesta coloque 7 tipos de frutas bem bonitas (exceto abacaxi, mimosa, limão) enfeite com folhas de goiaba e côco cortado em tirinhas.


    Omolokum para Logunedé

    Ingredientes:
    - 500g. de feijão fradinho
    - 500g. de milho
    - 01 cebola
    - 4 ovos
    - azeite de oliva

    Modo de Preparo: Coloque o feijão fradinho para cozinhar com cebola e azeite de oliva. Em outra panela cozinhe o milho. Depois do feijão fradinho cozido amasse-o bem até formar uma pasta. Em uma travessa coloque o omolokum (massa do feijão fradinho) de maneira que ocupe a metade da travessa e na outra metade coloque o milho cozido, regue com oliva e enfeite o omolokum com os quatro ovos cortados em quatro, e o milho enfeite com côco cortado em tirinhas.


    Abacate para Ossaim

    Ingredientes:
    - 01 abacate
    - 500g. de amendoim
    - 250g. de açúcar
    - fumo em corda
    - 7 folhas de louro

    Modo de preparo: Corte o abacate no meio e tire a semente, coloque as duas parte numa travessa com a polpa virada para cima. Numa panela misture o amendoim e o açúcar e mexa até derreter o açúcar, derrame essa mistura sobre o abacate. Enfeite com pedaços de fumo em corda e as 7 folhas de louro.


    Serpente de Oxumarê

    Ingredientes:
    - 500g. de batata doce
    - dendê
    - Feijão fradinho

    Modo de preparo: Depois de cozinhar a batata doce descasque regue com dendê e amasse-a até formar uma massa homogênea. Em um alguidar molde duas serpentes em forma de círculo,
    sendo que a cauda de uma encontre-se com a cabeça da outra. Com o feijão fradinho forme os olhos e enfeite o restante do corpo com alguns grãos de feijão fradinho (a seu critério), regue com dendê e ofereça ao orixá.


    Omolokum para Oxum

    Ingredientes:
    - 500g. de feijão fradinho
    - 01 cebola
    - azeite de oliva
    - 8 ovos

    Modo de preparo: Cozinhe o feijão fradinho com cebola e azeite de oliva, depois de cozido amasse-o bem até formar uma pasta. Coloque um recipiente de louça enfeite com os 8 ovos cozidos cortados em quatro e regue com bastante oliva.


    Acarajés para Oyá/Iansã

    Ingredientes:
    - 500g. de feijão fradinho
    - 500g. de cebola
    - 01 litro de azeite de dendê

    Modo de preparo: Num processador (pode ser num pilão) triture o feijão fradinho, deixe de molho por meia hora e após descasque os feijões coloque o feijão no processador e vá adicionando a cebola cortada em pedaços. Bata até formar uma massa firme. Despeje numa tigela e bata a massa com uma colher de pau até formar bolhas, coloque sal a gosto.
    Numa frigideira coloque o dendê e deixe esquentar bem, com a colher vá formando os bolinhos e fritando até dourar. Coloque-os num alguidar.


    Moranga para Obá

    Ingredientes:
    - 01 moranga
    - 500g. de camarão limpo
    - um maço de língua de vaca
    - 01 cebola
    - dendê

    Modo de preparo: Cozinhe a moranga inteira. Depois de cozida abra um circulo em cima da moranga, tire a tampa e as sementes. Corte a língua de vaca em tiras (como se corta couve), refogue com cebola, dendê e os camarões, coloque o refogado dentro da moranga e ofereça a Obá.


    Farofa para Tempo/Iroko

    Ingredientes:
    - 500g. de farinha de mandioca torrada
    - 01 vidro de mel
    - 01 pepino

    Modo de preparo: Coloque a farinha de mandioca num alguidar, vá colocando o mel e com as mãos faça uma farofa , corte o pepino em três partes no sentido longitudinal, coloque as fatias do pepino sobre a farofa de maneira que eles fique em pé, regue com mel.


    Feijoada para Omolú

    Ingredientes:
    - 500g. de feijão preto

    Ingredientes para feijoada
    - dendê
    - 01 cebola
    - côco

    Modo de preparo: Prepare uma feijoada normal, porém tempere-a com cebola e dendê, coloque a feijoada num alguidar e enfeite com côco cortado em tirinhas.


    Pipoca para Obaluaiye

    Ingredientes:
    - 300g. de milho pipoca
    - 01 bisteca de porco
    - dendê
    - côco
    - areia de praia/na falta areia fina de construção peneirada.

    Modo de preparo: Em uma panela ou pipoqueira, aqueça bem a areia da praia, coloque o milho pipoca e estoure normalmente, Coloque num alguidar. Frite a bisteca no dendê e coloque sobre a pipoca, enfeite com côco cortado em tirinhas.


    Manjar para Yemanjá

    Ingredientes:
    - 250g. de creme de arroz
    - 01 pescada inteira
    - azeite de oliva

    Modo de preparo: Faça um mingau com o creme de arroz e água e uma pitada de sal. Limpe a pescada e asse-a na oliva. Coloque o mingau numa travessa de louça deixe esfriar e coloque a pescada assada sobre o manjar, regue com oliva.


    Ebô para Nanã

    Ingredientes:
    - 500g. de quirerinha branca
    - 01 côco
    - azeite de oliva

    Modo de preparo: Cozinhe a quirerinha com bastante água para que ela fique meio "papa", tempere com oliva, coloque em uma tigela de louça, descasque , rale o côco com ele cubra a quirerinha.


    Ebô para Oxalá

    Ingredientes:
    - 500g. de canjica branca
    - 01 cacho de uva itália (uva branca)
    - Azeite de oliva.

    Modo de preparo: Cozinhe a canjica, coloque numa tigela branca, tempere com oliva mel e um pouco de açúcar, enfeite com o cacho de uva.


    fonte:http://translenza.com.br/orixa/lnk_topicos.php?id=47#xango

    Pontos Cantados de Nanã Buruquê

    Se Nanã Borokê é minha vó
    Sou filho de Obaluaê

    Eu adorei o seu otá
    E seus axés Nanã me deu
    _____________________

    Oi gloriosa Senhora Sant'ana
    Ela é senhora de muitos doutores,
    Ela é Nana, Ela é Nana da cachoeira,
    A nossa vida Ela vem salvar....
    ______________________________________________

    Mana Koia Sambure
    A Umbere
    Mana Koia Sambure
    Obaluaye

    _________________________________________________

    Nana De Ja Osi , Alode - 2 X
    Nana De Ja Osi , Alode - 2 X
    A Alode Nana Já Osi - 3 X
    A Alode

    ______________________________________________

    NANÃ
    O JÁ O CI
    ALODÊ
    NANÃ
    O JE O CI
    ALODÊ
    A ALODÊ
    NANÃ
    JÁ O CI
    ALODÊ

    VAI VARRENDO, VAI VARRENDO Ô NANÃ
    COM A SUA VASSOURINHA, Ô NANÃ
    VAI LEVANDO TODO MAL, Ô NANÃ
    PRA BEM LONGE DO CAMINHO, Ô NANÃ
    MAS ELA É NANÃ, ELA É NANÃ
    É NANÃ BURUQUÊ, ELA É NANÃ
    MAS ELA É NANÃ, ELA É NANÃ
    MÃE DE OBALUAYÊ!
    _____________________________________

    AS ROSAS SE DESPETALARAM
    AO ROMPER DA AURORA
    PERFUMANDO A TERRA
    Ô NA UMBANDA, SARAVÁ NANÃ
    RAINHA DAS RAINHAS
    SEU PODER É GRANDE!
    ______________________________________

    O MAR RONCAVA, ENTRE AS PEDRAS SE BATIA
    AO GEMIDO DA MÃE D`ÁGUA,
    A SEREIA RESPONDIA…
    SÃO FLORES, SÃO FLORES…
    SÃO FLORES NANÃ BURUQUÊ!
    SÃO FLORES, SÃO FLORES…
    SÃO FLORES, SÃO FLORES…
    ______________________________

    SARAVÁ NANÃ, OI NANÃ BURUQUÊ (2X)
    A SUA SAIA É ROXA
    O SEU TELHADO É DE SAPÊ!
    ________________________________

    NANÃ, Ó MINHA MÃE NANÃ!(2X)
    PROTEGE OS SEUS FILHOS,
    SEGURE O MEU CONGÁ...
    EU SOU DE JUREMA
    E EU QUERO TRABALHAR!
    ________________________________

    TRECA, TRECA, QUE EU VI NANÃ...
    BANGU, BANGULÊ!
    TRECA, TRECA QUE EU VI NANÃ, AUÊ...
    TRECA, TRECA QUE EU VI NANÃ...
    QUE EU VI NANÃ BURUQUÊ!
    PERGUNTE À SUA CANHANHA
    SE EU VI NANÃ...
    SE EU VI NANÃ BURUQUÊ!
    _________________________________

    SENHORA SANTANA...
    MÃE DE MISERICÓRDIA!
    EU VOU PEDIR A ELA
    PRA ELA PEDIR A DEUS...
    OH, MINHA MÃE, ROGAI POR MIM!
    ________________________________

    NANÃ É MÃE DOS ORIXÁS!
    ESTÁ NA TERRA E NA CACHOEIRA
    E ESTÁ NO MAR!
    EU VOU PEDIR À BOA NANÃ
    QUE ABENÇOE SEUS FILHOS E SEU OGÃ!
    ________________________________

    OH, NANÃ, CADÊ OXUM?
    OXUM TÁ NAS ONDAS DO MAR!
    ELA É DONA DO REINAR!
    SALVE OXUM!
    __________________________________

    OI NAS ONDAS DO MAR
    EU VI NANÃ!
    OI NANÃ BURUQUÊ...
    OI NAS ONDAS DO MAR
    EU VI NANÃ!
    OI NANÃ BURUQUÊ…
    ____________________________________

    NANÃ VEM DAS NEVES,
    ELA VEM DAS ONDAS DO MAR (BIS)
    SARAVÁ, OXUMARÉ
    SARAVÁ A SEREIA DO MAR
    SARAVÁ NANÁ BURUQUÊ SALUBA(2X)
    ____________________________________

    SÃO FLORES NANÃ SÃO FLORES!
    SÃO FLORES NANÃ BURUQUÊ!
    SÃO FLORES NANÃ SÃO FLORES!
    DO SEU FILHO ABALUAÊ!
    SÃO FLORES!
    É SEU FILHO NANÃ É MEU PAI!
    ELE É O ABALUAÊ
    SÃO FLORES!
    ___________________________________

    ATRACA, ATRACA QUEM VEM NA ONDA É NANÃ! (2X)
    É NANÃ, É OXUM, É QUEM VEM SARAVÁ!
    EH, AH É NANÃ, É OXUM, É NANÃ!
    É A SEREIA DO MAR EI Á!

    ATRACA ATRACA QUE EU VI NANÃ AUÊ!
    ATRACA ATRACA QUE EU VI NANÃ ÊÁ!
    É NANÃ BURUQUÊ...
    É A SEREIA DO MAR...
    É MAMÃE YEMANJÁ...
    OXUMARÉ!
    ______________________________________

    MINHA MÃE É NANÃ
    É O ORIXÁ MAIS VELHO DO CÉU!
    NANÃ, Ô NANÃ BURUQUÊ...
    FIRMA SEUS FILHOS
    AGORA EU QUERO VER!
    SENHORA SANTANA
    DAI-NOS VOSSA PROTEÇÃO!
    VALEI-NOS AVÓ DE ARUANDA!
    VALEI-NOS COM SUA BENÇÃO!
    COM SEU MANTO CONSAGRADO!
    COM SUA ESTRELA BENDITA!
    VALEI-NOS SENHORA NANÃ
    LIVRAI-NOS DAS HORAS AFLITAS!
    ______________________________________

    OH YEMANJÁ OH YEMANJÁ!
    QUE LINDA SEREIA NADANDO
    AREIA NAS ÁGUAS DO MAR
    VAI DIZER PRA SANTANA
    QUE TODA SEMANA EU REZO PRA ELA
    EM SEU LOUVOR É NANÃ BURUQUÊ! É NANÃ BURUQUÊ!
    _____________________________________

    NAS CACHOEIRAS DE NANÃ BURUQUÊ
    SÓ SE LAVA A CABEÇA DO FILHO DE UMBANDA QUANDO É PRA VALER
    MAS SE VOCÊ NÃO É, ENTÃO NÃO VAI LÁ
    PORQUE NANÃ BURUQUÊ, MEU FILHO, PODE NÃO GOSTAR...
    ______________________________________

    Nanã Buruquê no Candomblé

    A avó dos Orixás, também chamada Nanã Buruku (Buru = espírito ; Iku = morte).

    Vodum da lama, dos pântanos, seu símbolo, o Ibiiri (I-Biri = enrolou repentinamente ou Ibi = nascimento ; Ri = previamente), assemelha-se ao Sasará[xaxará] de Omolú, mas é voltado na ponta superior, forrado com as cores azul e branco ou roxo, incrustado de búzios. O feixe de nervuras de palmeira, que formam seu interior, bom como os búzios, representam seus descendentes (filhos), pois Nanà, é a grande genitora mítica.

    Também chamada de Nanà Burukè, Burukú, Ananburukú. No Daomé, aparece como a mãe Mawu (feminino) e Lisá (masculino), casal gerador da humanidade. Nos cultos brasileiros é considerada a mãe do todos orixás,é a mais velhas das águas; també orixá da chuva e da lama, que deu origem a terra. Tem também relações com a morte.

    Em certos mitos é considerada a esposa de Oxalá, e ainda mãe de Omolú e Oxumarè, orixás procedentes da mesma região que ela.

    A sua configuração de terra e lama: "A terra deve ser umedecida sempre que seca e quente, a umidade e o frescor representam a paz e o equilíbrio. Colocar água sobre a terra, significa não só fecundá-la, mas também restituir-lhe seu "sangue" branco com o qual ela "alimenta" e propicia tudo que nasce e cresce e, em decorrência os pedidos e rituais a serem realizados. Deitar água é iniciar e propiciar um ciclo."

    Sua ligação com água e lama, a associam à agricultura, à fertilidade, aos grãos. Ela recebe em seu seio os mortos que permitem o renascimento. Esse aspecto de conter e processar coisas em seu interior, esse segredo ou mistério que se opera em seu domínio é representado pelo azul, e sua capacidade genitora pelo branco.

    Os mortos e os ancestrais são seus filhos simbolizados pelas hastes de Atori (uma vara simbólica) de Odàn ou pelas nervuras das palmas de íguí-òpe.

    A relação de Nanà-Òkú òrun com a fertilidade é representado pelo uso abundante de cauris (búzios). Os cauris desprovidos dos seus moluscos, constituem os símbolos por excelência dos "dobles" espirituais e dos ancestrais. Brajás, ou Ìbàjá, filas de cauris enfiados dois a dois em pares opostos, cruzados em diagonais na frente e atrás, representam claramente o resultado da interação da direita e da esquerda, do masculino e feminino, passado (poente-atrás) e futuro (nascente-frente).

    Por causa de seu poder, a terra é invocada e chamada testemunhar em todos os tipos de pactos, particularmente nas iniciações e nas guardas dos segredos. Em caso de litígio ou traição, acredita-se que a terra fará justiça;
    Ké ilè jéèri que a terra testemunhe
    Sàáláre: òrisá láàre Orixá da justiça

    Seus adeptos dançam com a dignidade que convém a uma senhoro idosa e respeitável. Seus movimentos lembram um andar lento e penoso, apoiado num bastão imaginário que os dançarinos, curvados para frente, parecem puxar para si. Em certos momentos, viram para o centro da roda e colocam seus punhos fechados, um sobre o outro, parecendo segurar um bastão. Sua saudação é Saluba.

    Na África, diversas são suas apresentações, nomes e indicações, variando muito de região para região.


    Qualidades:

    1) Ologbo
    2) Borokun
    3) Biodun
    4) Asainán
    5) Elegbe
    6) Susure
    _________________________________


    Nanã é considera por todos os adeptos do Culto Vodum como a grande Mãe Universal que criou o mundo e deu vida aos Voduns. É chamada carinhosamente de vó Misan (missam).
    Senhora da lama, matéria primordial e fecunda da qual o homem em especial, foi tirado. Mistura de água e terra, a lama une o princípio receptivo e matricial (a terra) ao princípio dinâmico da mutação e das transformações. Sua ligação com a água e a lama, associa Nanã à agricultura, a fertilidade e aos grãos (vide simbologia dos grãos e favas).
    Nanã tem os mais variados nomes de acordo com o dialeto usado: Bouclou, Buukun, Buruku, etc. Em Dahomey, na cidade de Domê onde está localizado seu principal templo, Ela é conhecida como Nanã Buruku (lê-se, buluku).
    No Brasil, também existem variações de nomes para Nanã: Buruku, Naê Naité, Yabainha, Naê, Anabiocô, etc.
    Nanã representa a dogbê (vida) e a doku (morte). Ela recebe em seu seio os ghedes (mortos) e os prepara para o leko (lêcô - retorno, renascimento)
    Quando uma mulher não consegue engravidar, recorre a Nanã que ensina a "fórmula mágica", o remédio de ervas que deve tomar, os ebós e oferendas que devem ser feitos.
    Se um doente recorre a Nanã, imediatamente obtém o remédio curador.
    Na África quando uma família ou alguém obtém um favor de Nanã, fica com o compromisso de oferecer um membro da família ao culto de Nanã e esse, após sua iniciação, receberá na frente de seu nome a palavra Nanã; assim como a criança que nasce com a ajuda da Grande Mãe também. Todos os sacerdotes e sacerdotisas de Nanã têm na frente de seus nomes a palavra Nanã.
    Nanã é a maior conhecedora do uso terapêutico das ervas. Alguns de seus sacerdotes e sacerdotisas são preparados para serem curandeiros. Em Ghana existe a Sociedade dos Jou-Jou, em Allada e Dahomey a Sociedade do Bo, etc.. Nessas sociedades as pessoas escolhidas são preparadas para a prática da medicina através das ervas. Nanã diz que além do uso terapêutico das folhas e de alguns produtos animais, as doenças devem que ser tratadas em sua origem espiritual, para que a cura seja concretizada. É lastimável que no Brasil essa parte do culto a Nanã não tenha sido trazida. Em outros países como Estados Unidos, Canadá, Jamaica e Haiti encontramos essa prática.
    O Culto de iniciação de uma filha ou filho de Nanã requer uma série de cuidados especiais, tanto na África, como no Brasil. Para mim, esse é o mais difícil culto de Vodum. Nanã Buruku não é feita na cabeça de ninguém.
    Existem vários Voduns da linhagem de Nanã Buruku, que são feitos nos iniciados. Todos esses Voduns seguem a tradição de Nanã Buruku e são tão exigentes quanto Ela.
    Para iniciar um processo de feitura de uma Nanã, é exigido a abstinência de sexo, bebidas alcoolicas e outros prazeres carnais, pelo menos dois meses antes (na África são exigidos 3 meses), de todos que irão participar do processo de renascimento do iniciado. Nesse período, são feitos vários ebós no iniciado e alguns poucos nos participantes e na casa de santo.
    A bogami (bôgâmi - menstruação) é outro beko de Nanã. Se durante o processo de iniciação a vodunsi ficar menstruada, deve ser afastada imediatamente de Nanã e ficar reclusa em um lugar especial, fora do templo, até que cesse esse período.
    Na África as mulheres menstruada são proibidas de entrar no Templo de Nanã ou de participar de qualquer preceito, seja de rituais ou simplesmente fazer uma comida de santo. Nanã diz que a bogami é um sangue impuro e aconselha as mulheres não cozinharem para seus maridos nesse período.
    Por ter muita ligação com egungum é necessário saber tratar muito bem de Buku, entidade assistente de Nanã e Sakpata. Em uma feitura, não é permitido a sua presença, mas, ele deve ficar aposto, sua função será tomar conta de todos, para que nenhuma exigência da Grande Mãe seja desobedecida, principalmente a abstinência de sexo.
    Assim como Buku, Legba Aghamasa (agramassá) devem ser tratados corretamente para garantir a paz, tranqüilidade e segurança nos rituais e preceitos. Ebós e oferendas específicas devem ser feitos para essas duas entidades.
    Os ancestrais dos Voduns, do iniciado, dos participantes e da casa de santo não podem ser esquecidos em hipótese alguma!
    Antes, durante e depois da iniciação de uma Nanã devemos fazer muitos ebós, oferendas e preceitos. Uma Nanã bem feita é caminho de prosperidade e crescimento para a casa de santo, do iniciado e dos participantes.
    De acordo com a Vodum Nanã que está sento feita ou cultuada é que se determina, se comerá bichos macho ou fêmea. Existem Voduns dessa linhagem que não comem bicho de quatro pés, outros preferem comer somente o Igby. Nanã Buruku, por exemplo, não gosta de muito kun (sangue)
    Vários textos têm sido publicados, citando o carneiro como o bicho oferecido a Nanã, mas, se observarmos as fotos que acompanham esses texto, veremos que se trata de cabra e cabritos. O sacrifício de carneiro é o maior beko (kisila) de Nanã. Para essa Vodum, o carneiro é um bicho sagrado e não deve ser sacrificado.
    O não uso da faca e outros metais nos nahunos e preceitos de Nanã devem-se ao fato de Ela ser muito mais velha que esses metais. Por seu caráter conservador, quando o ferro e outros metais apareceram, ela preferiu manter o que já conhecia em seus ritos.
    Vejamos abaixo alguns dos Voduns da linhagem de Buruku. e algumas curiosidade ligadas a Grande Mãe.
    Nanã Densu ou apenas Densu – Segundo os Fons esse Vodum é um deus andrógino e seria o lado macho ou marido de Buruku. É muito cultuado nos rituais de Mami Wata onde é considerado o maior de todos os deuses, os Fons o compara a Olokun.
    Muitos antropólogos têm atribuído erronêamente Densu a um deus hindu, devido seus fetíches e assentamentos apresentarem três cabeças.
    Esse Vodum é muito rico e farto. Costuma presentear seus adeptos com suas riquezas.
    Não é feito na cabeça de ninguém.
    Nanã Asuo Gyebi (assuô giêbi) – Vodum masculino velho, que habita os rios. Muito popular em Ghana e tido como o protetor das crianças africanas que foram escravizadas. Esse Vodum pediu aos seus sacerdotes que o levasse para os países onde os africanos foram escravizados afim de que pudesse resgatar suas crianças. Ele já foi assentado em templos de Akonedi nos Estados Unidos e no Canadá.
    Nanã Esi Ketewa (êssi quetêuá) – Vodum feminina muito velha, cultuada em Ghana, Cotonou e Allada. Dizem os mais velhos que essa Vodum morreu de parto e que por isso a missão dela é proteger e tratar as mulheres grávidas assim como seus filhos
    Nanã Adade Kofi (adadê côfi) – Vodum masculino, tem a função de proteger e defender todos os templos de Nanã. É um Vodum guerreiro, ligado ao ferro e outros metais. Cultuado em Ghana, Allada, Cotonou, Porto Novo, etc. É o Vodum da força e perseverança. Sua espada é usada pelos adeptos de Nanã, para prestarem juramentos de obediência, submissão e devoção a Grande Mãe.
    Nanã Tegahe (têgarê) – Vodum feminina jovem, cultuada em Ghana. Tem o poder de tirar feitíços das pessoas e lugares. Tem grande conhecimento no uso terapêuticos e ritualísticos das ervas. Muito alegre e faceira, gosta de dançar e cantar, mas fica muito séria e aborrecida quando encontra malfeitores e ladrões; ela os mata.
    Nanã Obo Kwesi (obó cuêssi) – Vodum feminina guerreira, cultuada na região Fanti em Ghana. Protege e ajuda os kuhatô (pobres) e os azon (doentes). Detesta quem faz aze (azê - bruxarias) ou qualquer mau a um ser humano.
    Nanã Tongo ou Nanã Wango (tongô/uangô) – Vodum feminina, cultuada em Togo. Grande curandeira, trata das pessoas com ervas, ebós e gri-gris. É uma grande Azeto (azétó - feiticeira) e seu culto talvez seja um dos mais complexo. Em seus nahunos, os sacerdotes prostam-se no chão ao lado dos bichos mortos e fingem estarem mortos também, assim permanecem até que Wango incorpore em um deles e os ressuscite. Todos levantam, os bicho são suspensos e preparados.
    Nanã Tongo dança com muita alegria, vestida em suas roupas confeccionadas com as peles dos bichos sacrificados para ela. Seus adeptos costumam presentear Wango com muitas jóias, enfeites, roupas e talismãs que a agradam. Antes de começar os nahunos para Wango, corujas são atadas às árvores.

    Nanã Akonedi Abena – Vodum feminina jovem, cultuada em diversas partes da África. Seu principal templo fica em Later, cidade de Ghana. Quando Akonedi chega ela percorre a vila, esconde-se em arbustos e sobe em telhados à procura de feitíços, feiticeiros e malfeitores. Atende os moradores locais, fazendo libações e curando os doentes. Em Ghana é considerada a Deusa da Justiça
    Seu corpo é coberto com um pó branco sagrado, usa saia de palha, seu rosto é descoberto, na cabeça usa um torço, no corpo muitos brajás e nas mãos trás um feixe de lenha.
    Sua dança é selvagem e desenvolve-se dentro de um quadrado divino, dividido em outros quadrados menores feito com riscos do mesmo pó que cobre seu corpo. Esse conjunto de quadrado também é usado por suas sacerdotisas durante as danças.
    Seu assentamento fica em um buraco dentro da terra, ficando somente a tampa deste aparecendo.
    Os sacerdote e adeptos de Akonedi carregam-na nos ombros numa espécie de desfile, para que todos possam admirar e louvar a grande deusa da Justiça. Terça-feira é o dia consagrado a essa Vodum.
    O Culto de Akonedi foi levado para alguns países, a pedido dos governantes desses. Quem levou o culto de Akonedi para o novo mundo foi a maior autoridade religiosa do culto, Nanã Oparebea Akua Okomfohemma, falecida em 1995.
    Mmoetea – Aldeia de pigmeus que vivem nas florestas de Ghana. Formam uma sociedade secreta especializada no uso das ervas para diversos fins. Desenvolveram a capacidade de curar qualquer doença física, mental e espiritual. Trabalham com os espíritos da natureza e seu maior deus é Nanã. Os espíritos da floresta deram aos Mmoeta o poder de ler a mente dos homens e dos animais. São grandes curandeiros e poderosos feiticeiros.
    Buku – Assistente de Nanã e Sakpata que mata os doentes infectados pela varíola. “Toma conta e presta conta” do comportamento moral das pessoas durante os cultos de Nanã e Sakpata.
    Legba Aghamasa – Vodum Legba masculino, reina nos portais da morte onde reside Nanã Buruku.
    Odom – Bolsa feita com pele de cabra não curtida, enfeitada com búzios, penas e sangue. Nessa bolsa são colocados os gris-gris venenoso e não venenoso que decidem uma questão de justiça. Quando duas pessoas brigam pela mesma “coisa” e recorrem a Nanã para saber quem tem razão, sua sacerdotisa pede um galo a cada um dos queixosos, quando esses animais chegam, esses gris-gris são oferecido aos animais. O galo que comer o venenoso, o dono dele perde a causa. Além desses gri-gris, outros segredos de Nanã são guardados na Odom.
    A Odom fica sempre nos pés do assentamento de Nanã, nunca vai a público e não pode jamais ser tocada por homens.
    Abuk (abuquê) – De acordo com a cultura Fon, foi a primeira mulher a surgir. Patrona das mulheres e dos jardins, seu fetíche é uma pequena serpente. (teria alguma coisa a ver com Nanã?!!)
    Asase (assassê) – Deusa da criação dos homens e receptadora dos mesmos na morte. Cultura Ashanti. (Seria a mesma Buruku?!)
    Atori (atôli) – Vara ou haste simbólica de Nanã, representa seus filhos mortos e os ancestrais.
    Todos esses Voduns usam muitos kpolis (quipôlis - búzios) e palha, dificilmente cobrem seus rostos.
    Falar ou escrever sobre Nanã é uma tarefa das mais difíceis, pois são tantas as história a ser contadas, que somente um livro poderia caber.
    Todos os adeptos do Culto Vodum, devem prestar muita reverência a Nanã. Em seus cânticos e danças devemos nos alegrar e nos sentirmos honrados em poder, aqui no Brasil, participar dessa parte que na África é reservada somente aos seus sacerdotes e sacerdotisas.
    Aho bo boy Naê!!
    Fonte: www.kwecejaneji.org

    POSTAGENS RECENTES

    PESQUISAR ESTE BLOG

    ARTIGOS SUGERIDOS

    PÁGINA INICIAL

    PÁGINA INICIAL
    click na imagem

    ORIXÁ EXÚ

    ORIXÁ EXÚ

    ORIXÁ OGUM

    ORIXÁ OGUM

    ORIXÁ IANSÃ

    ORIXÁ IANSÃ

    ORIXÁ XANGÔ

    ORIXÁ XANGÔ

    ORIXÁ OXUM

    ORIXÁ OXUM

    ORIXÁ OXÓSSI

    ORIXÁ OXÓSSI

    ORIXÁ IEMANJÁ

    ORIXÁ IEMANJÁ

    ORIXÁ OMOLÚ

    ORIXÁ OMOLÚ

    ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

    ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ