.
.

O QUE MAIS LHE INTERESSA SOBRE ORIXÁS:

SOBRE O SEU ORIXÁ DE CABEÇA:

Páginas Visitadas

ORIXÁS, UMBANDA E CANDOMBLÉ

POR AMOR AOS ORIXÁS - ANO III

Seguidores

domingo, 19 de dezembro de 2010

PAMBU NJILA

Pambu Njila é o agente de ligação entre o espaço físico e o espaço místico. É a ponte de ligação entre os seres humanos e os Minkisi. Está nas ruas, é a este Nkisi que pertencem as "bu dibidika jinjila" (encruzilhadas)


Pambu Njila é um Nkisi cultuado pelos povos bantus, é um Nkisi de múltiplos e
contraditórios aspectos, o que torna difícil defini-lo de maneira coerente. De caráter irascível, ele gosta de suscitar dissensões e disputas, de provocar acidentes e calamidades públicas e privadas. É astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente, a tal ponto que os primeiros missionários, assustados com essas características, compararam-no ao Diabo, dele fazendo o símbolo de tudo que é maldade, perversidade, abjeção, ódio, em oposição à bondade, à pureza, à elevação, e ao amor de Deus.

Entretanto, Pambu Njila possui o seu lado bom e, se ele é tratado com consideração, reage favoravelmente, mostrando-se serviçal e prestativo. Se, pelo contrário, as pessoas se esquecerem de lhe oferecer sacrifícios e oferendas, podem esperar todas as catástrofes.

Pambu Njila revela-se, talvez, desta maneira o mais humano dos Minkisi, nem completamente mau, nem completamente bom.

Ele tem as qualidades dos seus defeitos, pois é dinâmico e jovial, constituindo-se, assim, um Nkisi protetor, havendo mesmo pessoas na África que usam orgulhosamente o nome de Pambu Njila.

Essa energia, classificada como Pambu Njila, Mavile, Aluvaiá, etc, funciona como um elo e é o limite entre o astral e o material. As suas cores - o preto e o vermelho - afirmam alguns autores, significam: "o vermelho emana uma vibração de menor espectro visível ao olho humano, abaixo da qual tudo é negro, há ausência de luz".

Dizem, ainda, analisando por um outro ponto de vista: "o negro significa em quase todas as teologias o desconhecido; o vermelho é a cor mais quente, a forte
iluminação em oposição à escuridão do negro." Vejam que até em suas cores há
contradição! Esta imensurável contradição, somada ao poder que lhe conferido para comunicar e ligar confere-lhe também o oposto, isto é, a possibilidade de desligar e comprometer qualquer comunicação. Portanto, a esta energia atribui-se o poder de construir e destruir, condição identicamente verificada nos seres humanos.

Pambu Njila é o guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. É também ele que serve de intermediário entre os homens e os deuses. Por esta razão é que nada se faz sem ele e sem que oferendas lhe sejam feitas, antes de qualquer outro Nkisi, para neutralizar suas tendências a provocar mal-entendidos entre os seres humanos e em suas relações com os deuses e, até mesmo, dos deuses entre si.

É aquele que gera o ciclo patronal dos Minkisi, estará acionando o próprio
fundamento de tudo que possa entender de sagrado e significativo ao vínculo dos
Minkisi e seus filhos.Sua inzo (casa) sempre a entrada dos barracões é a sua marca de guardião, sempre alertando e avisando e protegendo, é o compadre o amigo e guardião. Sem dúvida na velocidade dos seus caminhos, incomensuráveis pelo tempo, ocorre e corre sua fluidez, sabe do ontem, do hoje e do amanhã.É o Senhor dos Caminhos. Responsável pela guarda de nosso portão, ou seja, aquele que recebe a maiaca kindele (farinha branca) e a maiaca kianguim (farinha vermelha) e permanece em nosso portão, mantendo a ordem até o término do toque.

Pambu Njila é a figura mais controvertida, o mais humano dos Minkisi, senhor do principio e da transformação. Nkisi da terra e do fogo, Pambu Njila precede a ordem do universo; na verdade, Pambu Njila é a ordem, aquele que se multiplica e se transforma na unidade elementar da existência humana, Pambu Njila é o ego de cada ser, o grande companheiro do homem no seu dia-a-dia. Muitas são as confusões e equívocos relacionados a Pambu Njila, o pior deles é a associação à figura do diabo cristão; pintam-no como um deus voltado para a maldade, para a perversidade, que se ocuparia a semear a discórdia entre os seres humanos.

Na realidade, Pambu Njila contem em si todas as contradições e conflitos inerentes ao ser humano, Pambu Njila não é totalmente bom nem totalmente mau, assim como o homem, um ser capaz de amar e odiar, unir e separar, promover a paz e a guerra.

A cultura africana desconhece oposições, em especial a oposição entre o bem e o mal, sabe-se aqui que o bem de um pode perfeitamente ser o mal de outro, portanto, cada um deve dar o melhor de si para obter tudo de bom em sua vida, sempre cultuando, agradando e agradecendo a Pambu Njila, para que ele seja, no seu cotidiano, a manifestação do amor, da sorte, da riqueza e da prosperidade.

Pambu Njila é o Nkisi que entende como ninguém o principio da reciprocidade, e, se agradado como se deve, saberá retribuir; quando agradecido por sua retribuição, torna-se amigo e fiel escudeiro. No entanto, quando esquecido é o pior dos inimigos e volta-se contra o negligente, tirando-lhe a sorte, fechando-lhe os caminhos e trazendo catástrofes e dissabores.

Os lugares preferidos de Pambu Njila como já citei a cima são as encruzilhadas de três e quatro caminhos, e os mercados, feiras livres, que lembram em muitos aspectos os mercados angolanos. Na verdade, Pambu Njila gosta de movimento, de lugares com muita gente, onde confusão não demoram a aparecer.

Varios São os caminhos de Pambu Njila

Alguns caminhos de Pambu Njila:
Aluvaia
Jira-Kinãn
Jira-Mavambo
Jira-Lôdo
Apavenã
Malele
Mavile
Sinzamuzila
Mavambo
Imbé
Berequeté
Kijanjá

Mavilutango – responsável direto pela ordem do barracão. É o que recebe,
realmente a maiaca. A ele saudamos e pedimos a segurança do Portão, para o bom
andamento do Jamberessú (Siré).

Quando dizemos que depachamos, não é a Pambu Njila que estamos despachando
e sim, estamos o enviando a nossa porta para segurar as brigas, os invejosos, pontos de morte e espíritos perturbadores. Muitos usam o termo – “vou despachar Pambu Njila” – o que na verdade deveria ser – “vou despachar a porta e lá deixar Mavilutango para fiscalizar e neutralizar as kizilas. É possível afirmar que se trata da vibração, da força, que interliga Nsi (Terra) e Duilo (céu).

Pambu Njila, aquele que sob as orientações diretas de Nganga Nzambi, assumiu a responsabilidade de atuar como condutor do complexo material, isto é, Nzambi criou o Universo animal, vegetal e mineral e os entregou a Pambu para, nos limites estabelecidos, administrá-lo.

É POR ISSO QUE DISSEMOS QUE ELE É A FONTE DE COMUNICAÇÃO REAL ENTRE NÓS, OS DEMAIS MINKISI E NGANGA NZAMBI.


KIUÁ LUWAIÁ NGANANZILA KIUÁ
(Viva Aluwaiá, Senhor dos Caminhos)
http://www.candombledeangola.hpg.com.br/Pambu.htm?

POSTAGENS RECENTES

PESQUISAR ESTE BLOG

ARTIGOS SUGERIDOS

PÁGINA INICIAL

PÁGINA INICIAL
click na imagem

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ EXÚ

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ OGUM

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ IANSÃ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ XANGÔ

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXUM

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ OXÓSSI

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ IEMANJÁ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ OMOLÚ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ

ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ